11/12/2015

#Checklist das atividades 2015/2

Relação das postagens para serem desenvolvidas
Essa postagem guia tem a finalidade de organizar as produções desenvolvidas pelos acadêmicos no semestre. Ela não pode ser editada pelos alunos, apenas pelo professor.

Os detalhes (normativas e padronizações) sobre as postagens devem ser conferidas nesse Tutorial de Postagem. Leia ele antes de fazer qualquer postagem e acesse em caso de dúvidas quanto as normativas do texto.



#Postagem_01: Em dupla (postagens individuais não serão aceitas) os alunos devem utilizar uma imagem produzida em alguma das disciplinas (como em fotografia por exemplo) que tiveram até o momento. Elaborar um texto com 1800 caracteres (com espaço); falando sobre a produção, a concepção da ideia, as dificuldades, as lições aprendidas com a atividade e demais assuntos pertinentes a composição da imagem utilizada na atividade. Para essa postagens usaremos tag: fotografia. E nada mais além dela. As duplas que não terminarem essa atividade em sala devem publicar o post mesmo assim, no final do texto coloquem um parágrafo dizendo que irão continuar o post.

#Postagem_02:  Nesse post utilizaremos algum vídeo do seu canal pessoal do YouTube. Caso nenhum dos alunos da dupla tenha, devem criar um canal. Se tiverem um canal mas não tiverem vídeo usem alguma das gravações (que eu pedi para fazerem) do Encom. De uma forma geral importa o teor do vídeo, nosso objetivo é explorar os recursos avançados dentro do canal. Não esqueça de ir ajustando a postagem anterior conforme orientação do professor descritas logo abaixo.

Detalhes da atividade:
- Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres; falando sobre o vídeo em si ou algum assunto relacionado a ele. Para essa postagens usaremos tag "Vídeo" e nada mais além dela.

- Preencher todos os campos do vídeo dentro do YouTube: nome coerente do vídeo, descrição, tags, geolocalização e etc.

- Colocar no vídeo um box com link convidando para se inscrever no canal ou linkar outro vídeo;

Atenção: Tragam FONES para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.

#Postagem_03:  A dupla deverá utilizar alguma peça de áudio desenvolvida durante o curso. Caso o aluno não tenha nenhuma peça gravada, como sugestão pode entrevistar um colega que ajudou a organizar o Encom, com o gravador do próprio celular. Com isso deverá ser elaborado um texto com 1.800 caracteres. Não esqueça de utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos. Para essa postagens usaremos as tags: entrevista, programete, jingle ou spot (de acordo com as características do arquivo). O arquivo de áudio "embedado" na postagem deve vir logo após a assinatura do post.

Atenção:
1) O arquivo de áudio deve ser upado no Soundcloud, cada dupla de alunos deve criar sua própria conta na plataforma. Não usem o login do Galo FAMEG!

2) Dentro do Soundclound cada dupla deve completar os seguintes campos: descrição do arquivo (com uma parte do texto da postagem); tags pertinentes ao tema; habilitar o download do arquivo; usar uma imagem para ilustrar. Por último coloquem esse texto:

"Esse áudio tem única e exclusivamente a finalidade acadêmica, sem nenhum interesse comercial, político ou social. Eles foram desenvolvidos em caráter experimental, para testar diferentes técnicas de elaboração e execução. As vozes que compõem a produção, em sua maioria, são de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FAMEG que no decorrer da graduação liberavam sua criatividade na frente dos microfones".

3) Tragam fones para a aula, as máquinas podem não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.
PS: Se o aluno já tiver conta no Hulkeshare pode utilizar essa plataforma para postar no blog.

#Postagem_04: "VirouCase" - utilize algum case em mídia digital que tenha obtido sucesso, relevância na sua propagação e a participação da audiência (pessoas engajadas) dentro das redes sociais virtuais por uma empresa. Cuidado: não é um meme, não é um vídeo que bombou, não é um flash mob! É uma ação arquitetada com a participação de fãs no ambiente digital.

Elaborar um texto com 1800 caracteres (com espaço) contextualizando a escolha e fornecendo todos os detalhes da campanha; utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos. A tag para essa postagem é: VirouCase

Atenção: Articulem com os colegas de classe para não repetirem o mesmo case. Assim que definirem o case que será trabalhado, coloquem no quadro para compartilhar com os colegas presentes em sala. Post repetido não será aceito.

OBS: Não esqueça de ler o feedback das suas postagens anteriores na relação das duplas abaixo e façam as alterações conforme orientados. Cada semana que as melhorias não são executadas a atividade perde um ponto!

#Postagem_05: Criem planejamento para uma marca real ou fictícia, de uma ação no meio digital que contenha "elementos de viralidade". A campanha não precisa ser materializada (não precisa criar canais de comunicação, nem criar peças da campanha), mas a ideia tem que ter viabilidade e aplicabilidade. Lembro que essa atividade é diferente da que fizemos anteriormente, eu quero aqui extrair a criatividade e todo o detalhamento da campanha por parte das duplas, em novas ações digitais.

Detalhes da atividade

a) O plano de ação deve contemplar no mínimo um elementos midiáticos, tais como: foto, áudio, game, aplicativo, vídeo, geolocalização e etc.

b) As ações devem integrar no mínimo duas redes sociais digitais, vocês tem liberdade de escolher elas: Twitter, Facebook, Linkedin, Periscope, Instagram, Swarm, Waze, Pinterest, YouTube, Vine, Blog, Tumblr, Snapchat, WhatsApp, Tinder, Google Plus e etc

c) Em todos os canais devem ser usados:
- links encurtados (o link não precisa ser real, apenas para ilustrar sua utilização);
- tags e exemplos de textos que serão publicados (se vou usar o Facebook, faço um exemplo do texto que seria postado e assim por diante e cada rede social que escolherem);
- detalho: o período da campanha, a quantidade de postagens que será feita por dia, os horários que elas serão realizadas, um exemplo de imagem que será usado (ou sua descrição para ajudar a ilustrar a ideia)

d) O post deve ter no mínimo 2500 caracteres, relatando os detalhes de como será a ação em cada rede social, passos de criação e aplicação da campanha. Lembre-se de usar todas as dicas e técnicas aprendidas durante a disciplina, o Tutorial de Postagens vai ajudar!

e) Podem usar imagens ilustrativas ou vídeos semelhantes para ilustrar o post. Alguma imagem que lembre ou ajude visualizar as suas ideias (lembrem de nomear o arquivo de forma correta como visto na primeira postagem do blog). A tag que usaremos com marcador dessa postagem será "campanha".

Os cases escolhidos na postagem anterior forneceram bons exemplos sobre o que costuma cair nas graças do público.

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Relação das equipes + Feedback das atividades
Abílio Carvalho do Prado e Natália Leal Fontes
1) A importância do uso de "Grids" em design - OK
2) O casamento na contra mão da crise - OK
3) Natal com café - OK
4) Heineken Star Player - O link usado em "futebol" esta em desacordo com as fontes que não podem ser usadas no blog, o item 1.7 do Tutorial de Postagem é bem claro. Em vez de fazer um link para home do Facebook, por que não acham o post que falava sobre a campanha para linkar? Fazer um link para a home simplesmente não da relevância alguma! Tirem as linhas em branco no fim da postagem.
5) Minha Marisa - OK

Andressa de Souza e Guilherme Rodrigues
1) Se eu fosse um símbolo, eu seria... - OK
2) O encontro entre Jack Sparrow e o 7º ENCOM - OK
3) La Cinderela: ouça a novela inspirada no clássico La Usurpadora - OK
4) Você não vai acreditar no que Jéssica Alba foi capaz de fazer... - OK
5) A Ceia de Natal Surpresa do iFood! - OK

Aline Romig e Jayne Araújo
1) Trabalhando com os conceitos da Helvetica - OK
2) Capitão Jack Sparrow no EnCom 2015 - OK
3) Empreendedorismo por Ricardo Heidorn - OK
4) #duramuitomais só com Trident Unlimited - OK
5) Qual é a sua #Hallsxxxperience? - OK

Ana Paula Henning e Monique Bruch
1) Projeto fotográfico - Oliviero Toscani - OK
2) Relação entre crianças e animais - OK
3) Jingle Café Melitta Especial de Natal - OK
4) Bebendo uma Coca-Cola com - OK
5) Achei meu óculos na Chilli Beans - Lembre-se que "F"acebook, "I"nstagram são empresas e sempre precisam ser escritas com agrafia correta. Quantas postagens serão realizadas por dia? Quais os horários delas? Faltou darem um exemplo de texto no Instagram.

Ariana Bussolaro e Everton Chaves
1) Luz, câmera e ação! Uma aula prática de produção de vídeo e como ela pode transformar sua carreira! - OK
2) A internet virou TV - OK
3) Impulsionar a sua carreira ou virar empreendedor? - OK
4) A copa de 2010 foi da Seara - OK
5) Campanha Camisinhas Olla: #safedaysexolla - OK

Bruna Rebelato e Ingrid Tonon
1) A busca por reproduzir uma boa fotografia! - OK
2) Um vídeo sem cortes - OK
3) Prevenção da deficiência intelectual - OK
4) Biscoito ou bolacha? - OK
5) Eu uso boca Matte - OK

Carolina Baruffi e Miguel Micheluzzi
1) Quando o Aluno Vira Profissional - OK
2) Quando o Amor e a Loucura se misturam - OK
3) Quando o Aluno Vira Profissional #2 - OK
4) Joel Santana - Tu ta de brincation with me cara? #Viral - OK
5) Star Wars e Planet - Uma Guerra sem Fronteiras - OK

Crislainy Cavalheiro e Elton Fernandes
1) Saiba mais sobre planos e enquadramentos de filmagem em PEP! - OK
2) Dinâmicas de Grupo e Brincadeiras Motivacionais em sua Empresa -  OK
3) Encontro de Publicitários - Encom 2015 - OK
4) Papel só no que vale a pena! - OK
5) “Pequenas atitudes, grandes transformações” - OK

Cristiano F. da Costa 
1) Missão illustraitor, para Produção Multimídia - OK
2) Paixão e transpiração - OK
3) Encom 2015, entrevista - OK
4) Igualdade social e a proliferação da covardia nas redes sociais - OK
5) Atitude não usa mascaras, sim prudence - OK

Ediani de Souza Beda e Jefferson Rafael de Campos Cornelsen
1) Dicas valiosas para a criação de um catálogo publicitário - OK
2) Pobreza Ignorada na Região Sul - OK
3) O Spot Publicitário - OK
4) Eduardo e Monica - O filme - OK
5) Essência de Mãe - OK

Eduardo Pawlak e Guilherme Poletto
1) Comunicação, estratégia e sustentabilidade - OK
2) ????? Não localizei essa postagem!
3) Jingle: Preço de banana é barato pra chuchu... - OK
4) Os "caras" do Old Spice - OK
5)

Eduardo Roberto Schmitz e Priscila Renata Camargo
1) Arraia do Galo Solidário - OK
2) Biologia em cena - OK
3) Spot Institucional Paládio Simara - OK
4) De uma semente, nasce uma ideia - OK
5) #TouchdownBrisk - OK

Elaine Cristina de Lima e Jessica Aparecida de Morais Hasse
1) É hora de conscientizar! - OK
2) #VidaDePublicitário - OK
3) Encom 2015 – A comunicação em constante transformação - OK
4)  Vai no posto Ipiranga! - OK
5) #ProjetoSaúde - OK

Israel Moreira e Samir Victor
1) Jingle Verdureira do Alemão - terminem o post.
2) ??????????????
3) ??????????????
4) ??????????????
5) ??????????????

Jaqueline Pigosso e Matheus Oliveira
1) Design Gráfico: Representatividade e Conceito - OK
2) #VEMPRAUNIASSELVI - OK
3) E aí Garoto, você gosta de chocolate? - OK
4) Prepara pra mim, Hellmann’s? - OK
5) Guaraná Antarctica em prol da vida selvagem - OK

Jan Valente e Jonas Grava
1) Projeto APAE Guaramim: Prevenir é melhor que remediar - OK
2) Slash ex-guitarrista do Guns n' Roses em Curitiba - OK
3) V8 Classic Rock: Uma viagem ao passado - OK
4) Carne de confiança é Friboi! - OK
5)

Karin Aline e Priscila Planinscheck
1) Criatividade em sala de aula através da Pintura em Parede - OK
2) Por que escolher Publicidade e Propaganda? - OK
3) Trabalho em equipe: uma importante habilidade no mundo corporativo - OK
4) Quando uma propaganda vira case - OK
5)

Rodrigo Krueger e Talita Bigaton
1) Um case de sucesso para pensar - OK
2) Blog Mídia Publicitaria Encom 2015 -  OK
3) Dicas para uma boa entrevista - OK
4) "Charlie, Charlie" - OK
5)

Rodrigo Rother e Thiago Lehmann
1) Uma simples reprodução, e um longo trabalho em mãos - OK
2) Ver alem do que está sendo visto - OK
3) Entrevista com Blogueiro VCVE - OK
4) Vem pra rua - Os links precisam ser mais relevantes. Nas palavras escolhidas fazer um link para a home é muito básico, consigo achar eles jogando no Google, são os primeiros resultados que aparecem. Eles precisam levar o leitor para alguma parte do site que ofereça mais informações. Aí sim é exercido o curadoria de conteúdo. Sempre se perguntem: foi fácil achar o link? Se foi qualquer um consegue achar. Logo preciso fazer um olhar mais apurado. Existem nomes próprios que foram ignorados, não foram usados negritos nem links neles. O primeiro e segundo parágrafo estão com um recuo no inicio dele, não existe recuo em texto de web. Cada vídeo utilizado deve anteceder com um pequeno parágrafo com um breve descrição do que vai acontecer no vídeo, pense que seu leitor pode não ter caixas de som para escutar, ou o player pode não rodar, ou a conexão de web pode estar baixa impedindo sua visualização. Se vocês apontam uma tag que foi usada na campanha, por que não fazem uma busca em alguma rede social e usam esse link para dar veracidade as suas palavras, mostrando como a campanha teve desdobramento. Sempre que tive slogam ou citação no texto elas precisa estar em itálico, aprendemos isso o item 1.8 do Tutorial de Postagem. Tirem as linhas em branco no final da postagem.
5) #dedikoavoce - As fotos usadas noa postagem não estão renomeadas da forma correta. Aprendemos a fazer isso quando executamos a primeira postagem no Blog, pois os robôs de busca precisa do nome do arquivo para nortear sua identificação. Observem como cada imagem esta nomeada em desacordo com o que pede o item 2.2 do Tutorial de Postagem no Blog. Lembrem de usar as imagens diagramadas no texto e não listadas no final do post, uma boa diagramação encanta os olhos de quem acessa. Tirem as linhas em branco no final do post, sempre preciso observar isso ao concluir a atividade. Sempre escrevam "YouTube" dessa forma, é uma empresa e não pode ter sua grafia alterada. Qual o critério usado para escolha dos sorteados? Quem participa precisa saber o que será levado em consideração para ser sorteado. Quantas postagens serão realizadas por dia? Quais os horários delas?

No post de exemplo para o Facebook, qual o texto que usarão para a promoção? O objetivo aqui é que eu visualize a construção textual que será usada. No mercado um cliente precisará aprovar as postagens antes delas serem realizadas. Os post serão impulsionados ou serão orgânicos?

Com relação ao YouTube, qual o tempo de duração do vídeo? Qual será o título dele? Qual texto será usado na descrição do vídeo? Quais as tags que usaram no vídeo? Ele terá link interno ou externo?

Suelen Camerini Bonfante e Susinara Buzzi
1) A importância das cores - OK
2) Vamos gravar um comercial? - OK
3) Evolução do rádio - OK
4) Marco véio no GP do Brasil - No terceiro parágrafo existe nomes de cidades que foram ignoradas, nem negrito ou links foram usados nelas. Falta uma linha em branco no quarto parágrafo, assim como nomes próprios que foram ignorados.
5) Campanha de alerta no trânsito - A ação da é interessante, mas nosso objetivo aqui é que a campanha se desenvolva apenas no meio digital, entendam que estamos fazendo uma preparação para o mercado de trabalho, onde na maioria das vezes os clientes podem não ter verbas para algo dessa magnitude. Sempre escrevam "YouTube" dessa forma, é uma empresa e não pode ter sua grafia alterada. Lembrem de usar as imagens diagramadas no texto e não listadas no final do post, uma boa diagramação encanta os olhos de quem acessa. Tirem as linhas em branco no final do post, sempre preciso observar isso ao concluir a atividade.

No post de exemplo para o Facebook, qual o texto que usarão para a campanha? O objetivo aqui é que eu visualize a construção textual que será usada. No mercado um cliente precisará aprovar as postagens antes delas serem realizadas. Os post serão impulsionados ou serão orgânicos?

Com relação ao YouTube, qual o tempo de duração do vídeo? Qual será o título dele? Qual texto será usado na descrição do vídeo? Quais as tags que usaram no vídeo? Ele terá link interno ou externo?