09/11/2015

Projeto APAE Guaramim: Prevenir é melhor que remediar

Por Jan Valente e Jonas Grava


O projeto tem como base esclarecer para as pessoas que quanto antes for diagnosticado o problema, antes as crianças iniciam o tratamento, podendo assim diminuir alguns sintomas. Também é importante ressaltar que na maioria dos casos não há cura, apenas uma evolução como pessoa podendo desenvolver suas habilidades motoras. Tendo como objetivo minimizar o preconceito da população com relação a APAE, que atende desde crianças com atraso de fala, dificuldade de locomoção entre outros, e salientar que as deficiências podem ser evitadas ou pelo menos estagnadas.

Tudo começou pela coleta do briefing, onde tínhamos que coletar todas as informações necessárias para podermos começar o projeto. Inicialmente foi proposto pela diretoria da APAE de Guaramirim que reproduzíssemos um vídeo institucional, mas para isso seria necessário equipamentos para a gravação muito avançados e um nível de conhecimento muito técnico, que até o momento não tínhamos. Como não havia todo esse conhecimento, nossa professora e orientadora do projeto, sugeriu que fizéssemos peças para mídia impressa. 

Aí começou nosso desafio, criar peças que fossem realmente vistas e que as pessoas ao verem se conscientizassem de como é importante o trabalho da APAE para o município de Guaramirim. Uma das mídias que escolhemos foi o outdoor. Para produzi-lo tivemos que fazer muitas pesquisas, encaixar a melhor fotografia, o melhor texto para que tivéssemos o resultado esperado, que era comunicar a importância de inserir as pessoas com necessidades especiais  na sociedade, que ainda é um tabu para muitos. 

Ao começarmos a produção tivemos varias ideias de frases, que fomos trabalhando até chegar no resultado final. A fotografia foi muito bem diagramada para que a frase se encaixasse junto a ela. 

Tudo foi pensado com muito cuidado, pois se tratava de um assunto muito delicado que quando mal interpretado, poderia gerar uma visão negativa para a APAE.

Infelizmente esse projeto não foi realmente veiculado, mas com esse trabalho aprendemos muito com a APAE e com o desenvolvimento das atividades. Temos esse projeto em mãos, com várias outras peças que ainda podem ser utilizadas, que ficam a disposição de um patrocinador ou de alguém que queira abraçar esta causa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário