Por Bruna Rebelato e Ingrid Tonon
Tínhamos o desafio de escolher uma fotografia ou uma campanha para reproduzir em sala de aula. Nosso objetivo era chegar o mais próximo possível da luz, das formas e cores originais da fotografia escolhida. Assim começou nossa busca para reproduzir uma campanha da MAC Cosméticos. A princípio nada parecia tão difícil, mas com o tempo fomos percebendo que a complexidade estava em cada detalhe daquela fotografia. Mas afinal, é possível reproduzir uma fotografia com perfeição?
Em frente à câmera tínhamos dois rostos, obviamente muito diferentes dos rostos das modelos originais da marca. Dois rostos com maquiagens suaves em tons de rosa e roxo.
Maquiagem limpa e delicada, feita por grandes profissionais da MAC. Já na reprodução, tínhamos duas alunas maquiadas por elas mesmas com a ajuda das colegas também leigas no quesito maquiagem. E mais um desafio: tons de pele diferentes, etnias, formas e tamanhos dos rostos, que dificultavam a reprodução.
A diferença estava na cor dos olhos, das sobrancelhas, da pele, e obviamente na reprodução de expressão de cada menina. Nas sobrancelhas foi possível amenizar a cor mais escura, carregando no uso de corretivos mais claros. Para atingir uma cor mais semelhante dos olhos e a perfeição da pele utilizamos programas de edição como Photoshop e Illustrator.
Além da dificuldade com a estética das modelos, a parte técnica também não foi coisa fácil. Lidar com a câmera, os equipamentos de iluminação e com o estúdio, sem o auxílio direto de um professor e/ou profissional, foi um desafio, apesar das inúmeras aulas. A iluminação correta era o que nos renderia o sucesso ou o fracasso, afinal, a fotografia original contava com uma iluminação impecável e era o que precisávamos para a reprodução e para chegar o mais perto possível do nosso objetivo.
Bom, não foi nada fácil, e infelizmente a reprodução não foi "perfeita", mas mesmo com poucos recursos ficamos extremante satisfeitas com o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário