GUIA DE POSTAGENS 2017/2

Relação das postagens para serem desenvolvidas
Esse "post guia" tem a finalidade de organizar as produções desenvolvidas pelos acadêmicos no semestre. Ela não pode ser editada pelos alunos, apenas pelo professor.

Os detalhes (normativas e padronizações) sobre as postagens devem ser conferidas nesse Tutorial. Leia ele antes de fazer qualquer postagem e acesse em caso de dúvidas quanto as normativas do texto. As atividades no Blog devem ser realizadas em trios, de livre escolha dos alunos. Duplas dinâmicas e lobos solitários não serão aceitos!

Lembro que a aula não é em EAD! É necessário que os integrantes da equipe trabalhem em sala. Caso um dos membros esteja ausente no dia da entrega da atividade, resultará em falta no diário e a perda de um ponto no exercício, do aluno faltante, como penalidade.

As equipes que não terminarem essa atividade em sala devem publicar o post mesmo assim, no final do texto coloquem um parágrafo dizendo: "continuamos o post na próxima aula". Assim saberei em que "pé" esta o ritmo de produtividade.

#Postagem_01 [Deadline 19/10]: "Fotografia", iniciaremos os trabalhos no blog com essa atividade, que visa "digitalizar" a passagem dos alunos na disciplina de fotografia do curso. Ou seja, usem uma foto que já tenham desenvolvido na disciplina de fotografia, não precisa produzir algo novo exclusivo para essa atividade. A memória é um elemento importante para o curso de Publicidade & Propaganda da Fameg ao longo dos anos de existência. As equipes devem escolher uma imagem que represente essa disciplina, a postagem deve ser desenvolvido sobre a imagem, buscando o máximo de informações que conseguirem.

Pode falar sobre a produção, a concepção da ideia, as dificuldades, as lições aprendidas com a atividade e demais assuntos pertinentes a composição da imagem utilizada na atividade.

Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres (com espaço). Para essa postagens usaremos tag/marcador "fotografia". E nada mais além dela.

#Postagem_02 [Deadline 09/11]: As equipes deverão utilizar uma peça de áudio desenvolvida pelo curso ou gravar algum áudio do rádio local (qualquer um que julgarem conveniente para desenvolver o post). Usem o smartphone para gravar, a qualidade da gravação não está sendo avaliada. Com isso deverá ser elaborado um texto com  no mínimo 1.800 caracteres (com espaço). Não esqueça de utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos. Para essa postagem usaremos as tags: programete, jingle ou spot (de acordo com as características do arquivo).

Atenção:
1) O arquivo de áudio deve ser upado no Soundcloud, cada equipe deve criar sua própria conta na plataforma. Não usem o login do #GaloFAMEG!

2) Dentro do Soundclound cada equipe deve completar os seguintes campos: descrição do arquivo (com uma parte do texto desenvolvido na postagem); tags pertinentes ao tema; habilitar o download do arquivo; usar uma imagem para ilustrar. Por último, após o texto das equipes, dentro da descrição do Soundcloud, coloquem esse texto:

"Esse áudio tem única e exclusivamente a finalidade acadêmica, sem nenhum interesse comercial, político ou social. Eles foram desenvolvidos em caráter experimental, para testar diferentes técnicas de elaboração e execução. As vozes que compõem a produção, em sua maioria, são de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Fameg que no decorrer da graduação liberavam sua criatividade na frente dos microfones".

3) Tragam fones para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.
PS: Se o aluno já tiver conta no Hulkeshare pode utilizar essa plataforma para postar no blog.

#Postagem_03 [Deadline 16/11]: Nesse post utilizem algum vídeo do seu canal pessoal do YouTube. Caso nenhum dos alunos das equipes tenha, devem criar um canal e produzir um pequeno vídeo (podem aproveitar algum do seu Snapchat ou Instagram). Não para usem vídeos de outros canais ou da web, lembrem do que falamos sobre direitos autorais. Não usem o Canal do #GaloFAMEG do YouTube, cuidado para não se confundirem ao logar na plataforma. Não importa o teor do vídeo, nosso objetivo é explorar os recursos avançados do seu canal. Não esqueça de ir ajustando a postagem anterior conforme orientação do professor descritas logo abaixo nas "Relação das equipes + Feedback das atividades".

Detalhes da atividade:
- Elaborar um texto com no mínimo  no mínimo 1800 caracteres (com espaço); falando sobre o vídeo em si ou algum assunto relacionado a ele. Para essa postagens usaremos tag "Vídeo" no blog e nada mais além dela.
- Preencher todos os campos do vídeo dentro do YouTube: nome coerente do vídeo, descrição (podem usar parte do texto da postagem do blog), tags, geolocalização e etc.
- Colocar no vídeo uma "tela final" com link para outro vídeo pertinente a temática que abordarem ou para assinar o canal do #GaloFameg;

Atenção: Tragam FONES para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.

#Postagem_04 [Deadline 30/11]: "VirouCase" - utilize algum case  de empresas em mídia digital que tenha obtido sucesso e relevância na sua propagação dentro das redes sociais virtuais. O case precisa ter interatividade e ter chamado a audiência (pessoas engajadas) para uma ação no meio digital. Cuidado: não é um meme; não é um vídeo / app / game que bombou de acesso ou viralizou; não é um flash mob; não é uma postagem com muitas curtidas e comentários! É uma ação arquitetada com a participação ativa de fãs no ambiente digital. Os fans (audiência) devem ter participado da campanha de maneira ativa: respondendo perguntas, mandando fotos, fazendo paródias e etc.

Elaborar um texto com  no mínimo 1800 caracteres (com espaço) contextualizando a escolha e fornecendo todos os detalhes da campanha; utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos.

Atenção:
- O case tem que ser no meio digital! Logo, as ações devem ser contextualizada dentro do espaço tempo de conectividade que vivemos. Usar um case clássico, anterior ao ano de 2001, fica fora do contexto e não nos interessa.

- Não pode ser utilizado nenhum dos 34 cases já usados no blog, aqui você confere a "black list" (note que é preciso ir até as postagens mais antigas para visualizar a listagem completa). Use e abuse da "caixa de pesquisa" do blog (canto superior direito da barra lateral) para conferir se o seu case não esta sendo repetido.

- Para essa postagem usar a tag: VirouCase. Articulem com os colegas de classe para não repetirem o mesmo case. Assim que definirem o case que será trabalhado, coloquem no quadro para compartilhar com os colegas presentes em sala.

OBS: Não esqueça de ler o feedback das suas postagens anteriores na relação das equipes abaixo e façam as alterações conforme orientados. Cada semana que as melhorias não são executadas a atividade perde um ponto!

#Postagem_05 [Deadline XX/XX]: Criem um planejamento para uma marca real ou fictícia, de uma nova ação que contenha "elementos de viralidade" dentro do ambiente digital. A campanha não precisa ser materializado (não precisa criar os canais de comunicação - apenas os endereços / links fictícios - , nem criar peças da campanha), mas a ideia tem que ter viabilidade e aplicabilidade. Lembro que essa atividade é diferente da que fizemos anteriormente. Eu quero aqui, extrair a criatividade das equipes em novas ações nas mídias digitais.

Detalhes da atividade
a) O plano de ação deve contemplar no mínimo dois elementos ilustrativos midiáticos na postagem, tais como: foto, áudio, ou vídeo. Para facilitar o entendimento do leitor e do professor.

b) As estratégias da campanha devem integrar no mínimo duas redes sociais digitais, a equipe tem liberdade de escolher elas: Twitter, Periscope, Facebook, Linkedin, Instagram, Swarm, Waze, Pinterest, YouTube, Vine, Blog, Tumblr, Snapchat, WhatsApp, Tinder, Happn, Google Plus e etc

c) Em todos os canais devem ser usados:
- links encurtados (o link não precisa ser real, apenas para ilustrar sua utilização);
- tags e exemplos de textos que serão publicados (se vou usar o Facebook, faço um exemplo do texto que seria postado e assim por diante e cada rede social que escolherem);
- detalhem: o período da campanha, a quantidade de postagens que será feita por dia, os horários que elas serão realizadas, um exemplo de imagem que será usado (ou sua descrição para ajudar a ilustrar a ideia).

d) O post deve ter no mínimo 2500 caracteres (com espaço), relatando os detalhes de como será a ação em cada rede social, passos de criação e aplicação da campanha. Lembre-se de usar todas as dicas e técnicas aprendidas durante a disciplina, o tutorial de postagens vai ajudar!

e) Podem usar imagens ilustrativas ou vídeos semelhantes para ilustrar o post. Alguma imagem que lembre ou ajude visualizar as suas ideias (lembrem de nomear o arquivo de forma correta como visto na primeira postagem do blog). A tag que usaremos com marcador dessa postagem será "campanha".

Os cases escolhidos na postagem anterior forneceram bons exemplos sobre o que costuma cair nas graças do público.