#GaloExperience2018

O que é #GaloExperience?
O projeto teve seu piloto em 2017/1 na disciplina de "Novas Tecnologias Aplicadas a Comunicação", do curso de Publicidade e Propaganda da FAMEG. Seu objetivo é produzir vídeos educacionais que abordem diferentes temáticas estudadas na disciplina, que são pertinentes as mídias digitais assim como seus desdobramentos no mercado publicitário atualmente.

Os vídeos devem ter um tempo de duração dinâmico, de até três minutos, que visam potencializar as apropriações pedagógicas na construção do conhecimento. O projeto canaliza diferentes briefings, cada qual com diferentes níveis de complexidade, que são passados aos acadêmicos e desenvolvidos no decorrer do semestre letivo.

Nessa atividade eles executam as seguintes estratégias metodológicas: storyboard (modelos para baixar); roteiro de áudio e vídeo; captação das imagens, edição de vídeo e áudio exclusivamente no mobile; produção de uma ficha técnica; "thumbnail" no vídeo (imagem de capa personalizada); upload no canal do #GaloFAMEG do YouTube; legendar o vídeo (veja como fazer isso) e por fim a apresentação do resultado para os acadêmicos envolvidos.

Quanto vale o show?
50% da avaliação 2 (AV2)

Como é feito o Projeto?
Todas as imagens capturadas e editadas devem ser feitas no smartphone. Usaremos "apps free" de edição de imagem. O projeto tem o objetivo de ser 100% mobile (palavra-chave do semestre).

Que APPs Free podemos usar?
AndroVid (Android)
Animoto (Android e iOS)
iMovie (iOS)
InShot (Android iOS)
KineMaster (Android e iOS)
Splice (iOS)
VideoShow (Android e iOS)
Vidstitch (Android e iOS)
VivaVideo (Android)
Windows Phone (Android e iOS)

DV Prompter (Android e iOS)
Teleprompter (iOS) | Diferentes apps de teleprompter (Android)

Esses apps são algumas sugestões para elaborar o trabalho, mas as equipes tem a liberdade de usar outros aplicativos. E-book gratuito com aplicativos para editar vídeos no smartphone.

Qual o tema do vídeo?
Tema do vídeo: "O uso de Bots/ Chatbots na Publicidade / Redes Sociais". O foco é mostrar que eles podem ajudar em algumas tarefas, mas nunca podem substituir a mão de obra de um profissional de comunicação.

Links de apoio
1) Como assuntos do momento são manipulados nas redes sociais?

2) Chatbots | Nerdologia Tech

3) Como os chatbots vão facilitar a nossa vida

4) Campus Party - PEGN - Conheça os Chatbots

5) Os benefícios do Chatbot - Tendências e Inovação

6) Exemplos de como usar Chatbot

#O que deve ter no vídeo?
- Tempo: 3" (três minutos) exatos, nem a mais, nem a menos.

- Take com o palestrante do ENCOM, Bruno Bertoli, respondendo alguma dessas perguntas:
a) Os bots podem substituir um publicitário? (por que?)
b) Quais as possibilidades que os bots trazem para a publicidade? (por que?)
c) Publicitários devem investir em bots? (por que?)
d) O que muda na publicidade com os bots? (por que?)
(As equipes devem se organizar para que o palestrante não responda a mesma pergunta duas vezes)

- Vinheta inicial (tempo livre)

- Tela final (10 segundos - 5 segundos selfie c/ palestrante + 5 logos do curso), o tempo da abertura fica a critério das equipes. O vídeo deve iniciar deixando claro que é um projeto da FAMEG, dos alunos de Publicidade e Propaganda, com o tema "Chatbots na Publicidade | #Equipe01_20182". Não podem ser reaproveitadas vinhetas de versões anteriores do #GaloExperience;

- O vídeo precisa de uma locução, não pode ser um vídeo clipe. Este item é solicitado para ter interação com a disciplina de rádio, promovendo assim a interdisciplinariedade;

- O vídeo precisa ser legendado no YouTube, para ficar dentro das boas práticas de acessibilidade digital (veja como fazer isso AQUI);

- O vídeo precisa ter um "thumbnail" no vídeo, que é uma imagem de capa personalizada;

- Usem as técnicas de edição que a equipe domina. Não são os efeitos ou a melhor edição que esta em jogo e sim a ideia e a forma como a mensagem será passada;

- ATENÇÃO: Todas as imagens, áudios e informações, que forem usados no vídeo devem constar na "Ficha Técnica", para dar os devidos créditos. Tudo tem que ser referenciado!

#O que NÃO pode ter no vídeo?
- Cuidado com a trilha! Não pode usar trilha comercial! O vídeo vai para o YouTube e se o áudio for comercial ele é bloqueado;

- Não deve ter imagem ou menção de bebidas alcoólicas, ou festas fora do ambiente acadêmico, muito menos posturas que estejam em desconformidade com a postura de um acadêmico de acordo com as normativas da instituição;

- Os alunos não podem usar as câmeras do laboratório de vídeo. Usem os celulares e os recursos que estiverem a mão.

OBSERVAÇÕES:
#PRESENÇA no inicio de cada aula as equipes devem conversar com o Professor, atualizar ele sobre o andamento do vídeo e assinar a lista de presença. Após isso, cada equipe pode gerenciar o tempo para as atividades da forma que achar conveniente. Não será permitido que um aluno assine a lista de chamada pelo outro colega. Cada um deve ter o comprometimento com sua equipe e utilizar o tempo de aula para desenvolver as atividades.

--------------------------------------------------
Cronograma de atividade
#Outubro
10/10 - Briefing; tema; organização das equipes; ideia inicial; Os alunos devem entregar em uma folha o nome legível + assinatura dos membros da equipe.
__________________
17/10 - ENCOM (entrevista + selfie c/ palestrante)
__________________
24/10 - Aula do ENADE (Fake News, Privacidade dos dados, Marco civil da web)Entrega do "Texto Base"O ARQUIVO em PDF, deve ser enviado para: beiocardoso@gmail.com. O título do arquivo e do e-mail deve ser: FAMEG_Equipe01_20182_TextoBase

Dentro do arquivo coloquem no cabeçalho: 
- Número da equipe; 
- Nome completo dos integrantes em ordem alfabética;
- Demais informações: Disciplina, instituição, professor e etc.
Arquivos fora dessa formatação PERDEM DOIS PONTOS! Preciso que seja feito dessa forma para poder organizar o arquivamento. Não será aceito formas de entrega diferentes do combinado.
__________________
31/10 - Entrega do storyboard. O "Storyboard", deve ajudar a ilustrar o "Texto Base". Sua função é dar uma breve ideia de como as informações serão trabalhadas. Modelos de Storyboard podem ser baixados AQUI).

O ARQUIVO em PDF, deve ser enviado por e-mail (beiocardoso@gmail.com) no dia da atividade (não enviar fora dessa data), ele deve ser nomeado exatamente dessa forma, de acordo com o número da equipe: Exemplo: FAMEG_Equipe01_20182_Storyboard (o título do e-mail também deve ser esse).
Dentro do arquivo coloquem no cabeçalho: 
- Número da equipe; 
- Nome completo dos integrantes em ordem alfabética;
- Demais informações: Disciplina, instituição, professor e etc.
Arquivos fora dessa formatação PERDEM DOIS PONTOS! Preciso que seja feito dessa forma para poder organizar o arquivamento. Não será aceito formas de entrega diferentes do combinado.
__________________
#Novembro
07/11 - Entrega do roteiro de vídeo e áudio. O ARQUIVO em PDF, deve ser enviado por e-mail (beiocardoso@gmail.com) no dia da atividade (não enviar fora dessa data), ele deve ser nomeado exatamente dessa forma, de acordo com o número da equipe: Exemplo: FAMEG_Equipe01_20182_Roteiro_AudioeVideo (o título do e-mail também deve ser esse).
Dentro do arquivo coloquem no cabeçalho: 
- Número da equipe; 
- Nome completo dos integrantes em ordem alfabética;
- Demais informações: Disciplina, instituição, professor e etc.
Arquivos fora dessa formatação PERDEM DOIS PONTOS! Preciso que seja feito dessa forma para poder organizar o arquivamento. Não será aceito formas de entrega diferentes do combinado.
__________________
14/11 O que podem fazer nessa aula? Gravações de vídeo e áudio + Seleção de imagens + Edição das imagens + Elaboração da ficha técnica + Elaboração da "thumbnail" no vídeo + Legenda + Upload do vídeo + Colocar a ficha técnica na descrição do vídeo; legendar o vídeo.
__________________
21/11 - Entrega da Ficha Técnica: a) Link das imagens e vídeos usados no Projeto #GaloExperience; b) Legenda que será colocada no YouTube; c) Proposta preliminar de "thumbnail" do vídeo). O ARQUIVO em PDF, deve ser enviado por e-mail (beiocardoso@gmail.com) no dia da atividade (não enviar fora dessa data), ele deve ser nomeado exatamente dessa forma, de acordo com o número da equipe: Exemplo: FAMEG_Equipe01_20182_Roteiro_FichaTecnica (o título do e-mail também deve ser esse).
Dentro do arquivo coloquem no cabeçalho: 
- Número da equipe; 
- Nome completo dos integrantes em ordem alfabética;
- Demais informações: Disciplina, instituição, professor e etc.
Arquivos fora dessa formatação PERDEM DOIS PONTOS! Preciso que seja feito dessa forma para poder organizar o arquivamento. Não será aceito formas de entrega diferentes do combinado.

As "Fichas Técnicas", do vídeo do #GaloExperience deverão ser replicadas na descrição do vídeo no Canal do YouTube. Ele deve conter todas as informações usadas na elaboração do vídeo: autores, sites de referência, links dos vídeos e imagens usados no projetos. Cada link das imagens deve ser passado pelo encurtador de links do Google, devidamente logado com o #GaloFAMEG. Assim todas as informações ficam centralizadas em um único perfil.
__________________
28/11 - AV2 + Entrega do #GaloExperience;
Cada equipe do Projeto #GaloExperience deve upar seu vídeo dentro do Canal do projeto no YouTube. O título do vídeo no Canal do #GaloExperience do YouTube, deve ser nomeado exatamente dessa forma, de acordo com o número da equipe: 
Exemplo: "Chatbots na Publicidade | #Equipe01_20182" 

As "Fichas Técnicas", do vídeo do #GaloExperience deverão ser replicadas na descrição do vídeo no Canal do YouTube. Ele deve conter todas as informações usadas na elaboração do vídeo: autores, sites de referência, links dos vídeos e imagens usados no projetos. Cada link das imagens deve ser passado pelo encurtador de links do Google, devidamente logado com o #GaloFAMEG. Assim todas as informações ficam centralizadas em um único perfil.
__________________
#Dezembro
05/12 - Devolução da AV2

12/12 - AV3
--------------------------------------------------
Distribuição das equipes
#Equipe_01
1) Camila Fodi
2) Gabriel Henrique Scheller
3) Júlia Cristina Jensen
4) Maria Fernanda Felisbino Kopceski
5) Sabryna Lays Ayroso
6) Tayna Cristine Faustino

#Equipe_02
1) Alice Momm Valler
2) Anderson Taufenbach
3) Francielly Ferraz de Almeida
4) Gabriel Lucas da Silveira
5) Guilherme Augusto Schoeffel
6) Milena da Silva

#Equipe_03
1) Cristiane da Rocha Enezio
2) Debora Elsa Grossklags
3) Jessica da Silva Alves
4) Jessica Domaszak
5) Marcos Luís Macedo
6) Ricardo Luiz dos Santos

#Equipe_04
1) Eduardo Roberto Schmitz
2) Felipe de Paula Martins
3) Kawane Shelling Lira Messias
4) Sabrina Maria Sonalio
5) Thaina Batista
6) Thamy Karoline Souza Santos

-----------------------------------------------------------------
É possível fazer muitas coisas somente com um celular na mão e boas ideias na cabeça. Antes de propor essa atividade para os alunos, o Prof. Moisés Cardoso, desenvolveu alguns pilotos. Ele fez um vídeo por dia, trabalhando sozinho, a play lista completa da série esta no Canal dele no YouTube