Por Suelen Camerini Bonfante e Susinara Buzzi
A cor nada mais é do que uma percepção visual. Dentro da área da Publicidade, fazem papel de atração, de direção, podemos assim dizer.
As cores são como ferramentas, sabendo os seus significados, podemos destinar a tal público-alvo, ou para tal objetivo, tendo resultados positivos.
Na foto ao lado, realizamos um trabalho destinado a cor cinza. Tínhamos que associar a cor, fazendo uma peça. Partimos do ponto em que a cor cinza representa neutralidade, estabilidade, é uma cor sólida, conservadora…
Decidimos usar a ideia de “início e fim”, e através da foto da criança e do idoso, que remete ao começo e o término da vida, colocamos a escala de cores do branco até o preto, mostrando os vários estágios, fases, em que a vida passa, assim como esta cor. E por fim, a assinatura, sugerindo um nome para o tom da mesma.
Referente ao processo criativo da peça, pensamos em algo mais sóbrio, mais formal, pois achamos que se encaixaria com o objetivo desejado, e ligaria com a mensagem que queríamos passar. Ao longo do processo surgiram várias ideias, nos instigando a fazer pesquisas, para clarear a mente, e chegar na arte final.
O que aprendemos dentro de todo esse processo, é a importância que as cores exercem num trabalho publicitário, elas te ajudam a criar a atenção do público que você quer atingir, e através da mensagem, passam a expressividade conveniente ao trabalho realizado para um tipo específico de produto, ou serviço. E claro, atingir tanto o emocional quanto o racional, através do impacto que se deseja com a mensagem. O primeiro passo é atrair a atenção do consumidor, e isso conseguimos com mais facilidade se usarmos as ferramentas adequadas.
Com isso aprendemos mais um instrumento de trabalho dentro da área de comunicação, que é tão cheia de ferramentas e técnicas, para que o objetivo na realização de uma campanha seja atingido com sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário