Desde pequeno, o ser humano precisa demonstrar afeto e preocupação para com os outros. Muitos pais podem estimular seus filhos ao um bom convívio em sociedade, e a solução pode estar dentro de casa: o seu animal de estimação
É muito importante para as crianças um contado desde cedo com diversos animais, pois com eles podem aprender a ser cuidadoso, assumirem pequenas responsabilidades, e acabam compreendendo o ciclo da vida: nascimento, cuidados específicos, doenças e a morte. A preparação para a vida, e a compreensão de sentimentos como a alegria, respeito e a frustação, servem para que os pequenos entendam que todos os seres humanos passam por situações parecidas com os animais.
A interação com o animal possibilita que a criança aprenda o que as ações dela podem fazer ao próximo. Diferente dos brinquedos, que vão fazer exatamente o que a criança quiser, os animais tem instintos e não disfarçam, nem mentem quando alguma coisa não lhes agrada. Se a criança for agressiva com ele, ele sai de perto, se ela for carinhosa, ele vai querer mais carinho, assim os pequenos percebem essa troca de sentimentos e como se deve tratar as pessoas.
Muitas vezes, por algum problema de saúde da criança ou com medo de que a criança passe a desenvolver alguma patologia, como as alergias, por exemplo, muitos pais temem a introdução de um animal de estimação dentro do lar, principalmente os animais com pelos.
Algumas pesquisas recentes abordam o fato de que ter uma animal em casa estimula e reforça o sistema imunológico das crianças contra as alergias. Isso gera um benefício duplo para a criança, além de promover melhor qualidade de vida e saúde para os pequenos, ainda possibilita que eles possam socializar com os bixinhos e desenvolvam os princípios do bom convívio com os mesmo, isso reflete no convívio e relacionamento com as pessoas em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário