Por Karin Aline e Priscila Planinscheck
Escolher uma carreira para seguir não é uma tarefa nada fácil não é mesmo? E por que escolher Publicidade e Propaganda?
Você já ouviu aquela frase "Se você não é visto não é lembrado?", pois então, na Publicidade e Propaganda é assim. Toda empresa tem como objetivo vender os seus produtos/serviços e ser conhecida por isso, mas para alcançar este objetivo é preciso algum tipo de divulgação, pois se você tem o melhor produto ou serviço, as pessoas precisam saber da existência dele.
Afinal, o que faz um publicitário?
Um publicitário é um profissional especializado em campanhas e peças publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir a boa imagem da marca. Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e cria logotipos. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio e TV, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor. Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing. E você pode ingressar na carreira tanto como bacharel quanto como tecnólogo.
Sobre o Mercado de Trabalho
Publicidade sempre foi um mercado amplo, mas também muito concorrido, principalmente nas agências das grandes capitais. Mas existem ótimas perspectivas de trabalho em agências menores, especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa. A publicidade em mídia digital é outra boa frente de trabalho. Hoje, as redes sociais são uma ferramenta eficaz para a divulgação de produtos ou serviços, até porque os usuários se reúnem em grupos de mesmos interesses e, portanto, de perfil semelhante. As maiores agências estão em São Paulo, onde os salários são melhores, mas também é maior a concorrência. Cidades menores do interior e capitais de outras regiões são nichos menos explorados.
Dentro de Publicidade e Propaganda, você pode atuar nas seguintes áreas:
Atendimento
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
Criação
Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Gerência de produto
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
Mídia
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.
Pesquisa
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
Promoção de vendas
Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.
Existem mais de 200 universidades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda em todo o País, sendo que a maioria é de faculdades privadas. Caso você tenha se interessado pelo curso, encontre a universidade mais próxima de você, aqui.
Você já ouviu aquela frase "Se você não é visto não é lembrado?", pois então, na Publicidade e Propaganda é assim. Toda empresa tem como objetivo vender os seus produtos/serviços e ser conhecida por isso, mas para alcançar este objetivo é preciso algum tipo de divulgação, pois se você tem o melhor produto ou serviço, as pessoas precisam saber da existência dele.
Consideradas uma das principais variáveis que movimentam a economia mundial, seja através da divulgação de novos produtos ou seja através da divulgação de novas ideias, a publicidade é uma das maiores indústrias do mundo, tanto em volume financeiro, quanto em volume de produção de conteúdo.
Afinal, o que faz um publicitário?
Um publicitário é um profissional especializado em campanhas e peças publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir a boa imagem da marca. Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e cria logotipos. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio e TV, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor. Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing. E você pode ingressar na carreira tanto como bacharel quanto como tecnólogo.
Sobre o Mercado de Trabalho
Publicidade sempre foi um mercado amplo, mas também muito concorrido, principalmente nas agências das grandes capitais. Mas existem ótimas perspectivas de trabalho em agências menores, especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa. A publicidade em mídia digital é outra boa frente de trabalho. Hoje, as redes sociais são uma ferramenta eficaz para a divulgação de produtos ou serviços, até porque os usuários se reúnem em grupos de mesmos interesses e, portanto, de perfil semelhante. As maiores agências estão em São Paulo, onde os salários são melhores, mas também é maior a concorrência. Cidades menores do interior e capitais de outras regiões são nichos menos explorados.
Dentro de Publicidade e Propaganda, você pode atuar nas seguintes áreas:
Atendimento
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
Criação
Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Gerência de produto
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
Mídia
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.
Pesquisa
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
Promoção de vendas
Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.
Existem mais de 200 universidades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda em todo o País, sendo que a maioria é de faculdades privadas. Caso você tenha se interessado pelo curso, encontre a universidade mais próxima de você, aqui.
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