A pobreza é um fator presente na realidade de diversas regiões do Brasil e do mundo. Quando falamos em pobreza voltado para o Brasil, nos deparamos com regiões críticas da região norte e nordeste do país. Entre tanto, a região sul também apresenta as mesmas condições, porém em menor escala. No sul do país, encontramos uma economia desenvolvida, voltada para diversos segmentos.
A educação é outro fator que colabora para o crescimento da região, os níveis de escolaridade apresentam a região como menor índice de analfabetismo do país. Com isso, uma edução bem estruturada e uma sociedade desenvolvida economicamente, colaboram para um ambiente sem diferenças.
Por outro lado, apesar da localidade apresentar bons índices, a região apresenta 716 mil pessoas vivendo em extrema pobreza, de acordo com o blog do historiador Alberto Luiz Schneider .
Segundo os dados apresentados na pesquisa do historiador, as famílias vivem com cerca de R$ 70,00 de renda mensal, ou seja, a pobreza é um fator que se encontra em diversas localidades.
Na região do estado de Santa Catarina, a extrema pobreza atinge aproximadamente 102 mil famílias, que correspondem a 1,6 da população do estado vivem com R$70,00. Atualmente o programa Bolsa Família atende 361.579 famílias em Santa Catarina. O município de Guaramirim, apresenta fatores sociais ignorados.
Nota-se que a sociedade ignora um fato presente no seu cotidiano. A segurança é uma prioridade para muitos, entretanto, a pobreza torna-se um tipo de violência contra o cidadão quando ignorada, pois inflige a moral do indivíduo. Este tipo de "violência", não contribui para o desenvolvimento da democracia social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário