Não é novidade que o Burger King e o McDonald’s possuem um espírito competitivo e que as jogadas de marketing de ambos implicam quase sempre em um “alfinetando” o outro. Isso acontece com várias empresas, como a Coca Cola e Pespi (PepsiCo), por exemplo, e, além de divertidas para nós consumidores, a repercussão que essas campanhas geram é gigantesca.
Estamos quase no final do ano e como de costume vemos a agitação das empresas em fazer campanhas e ações de marketing que gerem resultados o mais rápido possível. Com as datas festivas as criações dessas campanhas acabam sendo sempre muito criativas. Recentemente comemorou-se o Dia das Bruxas (Halloween) e esse é um dia que, inicialmente, era dedicado aos mortos. Entre os costumes dessa data estão as fantasias, que podem ser horripilantes ou encantadoras. A partir disso, as empresas aproveitam para atacar seus concorrentes com um marketing provocativo, enunciando por meio de insinuações, representações, referências e comparações, a figura ou personagem do concorrente.
Com o personagem “palhaço” sendo sinônimo de medo para algumas pessoas e em filmes como “Gacy”, “Clown”, “It”, “The Clownhouse” este ser representado como um ser pavoroso e maligno, o Burger King, em sua campanha promocional aproveitou a oportunidade. Através das suas redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube e Twitter a rede de fast food divulgou o #HalloweenDosPalhaços uma campanha que era válida apenas no dia 28/10 e que prometia um lanche Whooper grátis para todos aqueles que fossem até uma das determinadas redes onde a promoção era válida e pedisse pelo lanche.
"A promoção é válida para pessoas que estiverem fantasias de palhaço ou com os adereços (nariz, pintura no rosto, roupa ou peruca de palhaço). Cada cliente caracterizado terá direito a ganhar um sanduíche WHOPPER® (pão com gergelim, hambúrguer de carne bovina, duas fatias de queijo derretido, quatro fatias de picles, alface, tomate, cebola, maionese e ketchup).", disse Ariel Grunkraut, diretor de marketing e vendas do BK.
Não demorou muito para que a campanha se destacar nas redes sociais e os palhaços e palhaças do mundo todo relatarem sua experiência divertida no BK. Além do Halloween dos Palhaços, o Burger King aproveitou no começo do mês de outubro o lançamento do filme “It”. Em algumas salas de cinema da Alemanha os créditos finais do filme foram trocados por uma campanha que dizia “moral da história, nunca confie em um palhaço”, fazendo mais uma vez alusão ao seu concorrente, McDonald’s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário