23/11/2017

Bastidores de uma produção publicitária

Por Luana Bruneto, Priscilla Inácio e Rafael Carlos

Para a disciplina de Criação e Produção Publicitária em RTV com o professor Claudney da Silva Wilbert, foi solicitado a criação de um vídeo publicitário com o tema “réveillon”. Este trabalho tinha como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre bastidores e pré-produção da criação de uma campanha publicitária.


Com o tema “réveillon” a equipe juntou-se para decidir qual seria a cerveja abordagem do vídeo. Ficou decidido que a propaganda seria do espumante da Vinícola Aurora. Após o brainstorming dos participantes do grupo a ideia de demonstrar os diversos tipos de bebidas, como o café, suco e água, demonstrando as bebidas conforme atividade, idade e datas comemorativas.

Definindo a ideia, é a hora de delegar as atividades para os membros da equipe. Um vídeo bem estruturado possui pessoas insensatas responsáveis pelo roteiro, direção, produção, cinegrafia, claquete e edição.

Após a definição da função dos integrantes é iniciado o roteiro e roteiro de filmagens. Os dois roteiros podem até parecer o mesmo, porém a diferença entre eles é que no primeiro é apresentada a sequencia das cenas e falas. Já no segundo, são agrupadas as cenas externas e internas, para que todas as cenas gravadas no mesmo ambiente sejam filmadas de uma só vez, para não ocorrer um “vai e vem” de equipamentos e profissionais.

Após escrito o roteiro, é a hora do produtor fazer o orçamento geral, contabilizando valores de atores, deslocamento, locação, equipamentos, equipe, alimentação e outros gastos para a produção.

Depois de todas as contratações feitas chegou o momento de ensaiar e filmar o vídeo. Para esta ação é necessário que todos da equipe tenham os roteiros em mãos para nenhuma cena ficar de fora.

Ao final das gravações, os materiais são entregues para o editor do projeto fazer a junção das filmagens de acordo com o roteiro, além de inserir efeitos sonoros e visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário