19/10/2017

Fotografia publicitária em sua essência

Por Amanda Zacko, Bruna Honorato, Janaina Marcelino

No princípio dos anúncios publicitários eram utilizadas ilustrações e pinturas com textos. As fotografias não eram muito bem aceitas e foram de difícil inserção na época. Porém com a evolução das técnicas de impressão e os novos hábitos culturais a foto começou a ter uma grande importância e uma ótima aceitação para divulgação dos produtos, por transmitir uma realidade e sensações que não eram percebidas nas antigas peças.

Por não haver um parâmetro de comparação as fotografias publicitárias eram pouco atrativas, e geralmente usavam figuras femininas para evidenciar a sensualidade de suas curvas.

Com o passar dos tempos, novas tecnologias surgiram e trouxeram o aprimoramento dos equipamentos melhorando a qualidade das imagens, tornando-a um elemento essencial para persuasão na propaganda. A fotografia publicitária nos dias de hoje tem papel fundamental atraindo a atenção, conquistando e encantando o consumidor para vender um produto, serviço ou propagar uma ideia. Muitas fotos graças ao seu apelo e expressividade são capazes de substituir palavras e gerar emoções fazendo com que o público seja atingido.



O texto passou a ter um papel de segundo plano, onde a principal forma de chamar atenção é através da fotografia. Por meio de suas técnicas se faz a utilização de cores quentes e frias, texturas, planos, destaques, foco, luz, ângulos, composição dos elementos para envolver, passar um conceito, contar uma história e traduzir uma marca, representando tudo que o produto ou serviço é.

 Ao receber o briefing é preciso entender o tom da campanha para criar então uma boa fotografia publicitária, mantendo a identidade visual da marca. Para isso é necessário ter planejado e definido os seguintes itens: cenário, clima, iluminação e personagens.

Após várias fotos serem produzidas é preciso escolher a que melhor representa a ideia da campanha, e é nessa fase de pós-produção que efeitos visuais serão inseridos no contexto da imagem. É possível utilizar a criatividade para dar destaque a pontos necessários da campanha (tratamento, slogan, logo, assinatura, montagens, filtros, recortes, textos e entre outros).

A fotografia publicitária é produzida para a venda, independente do seu meio de comunicação (jornais, banner, flyer, outdoor, posts,etc). Com todas essas informações você estará pré-preparado para produzir sua fotografia publicitária. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário