19/10/2017

Fotografia daquilo que amamos: Cerveja

Por Luana Bruneto, Priscilla Inácio e Rafael da Silva

A fotografia não era algo que estava muito próximo de nenhum dos integrantes da equipe, ainda mais a produção fotográfica de um produto para anúncio. Nos foi dada a liberdade de escolha do produto, sendo assim escolhemos algo muito amado pelos brasileiro: bundas cerveja.

A ideia do anúncio era uma fotografia para revista onde o produto apareceria na frente de um quadro negro desenhado com temas sobre cerveja (lúpulo, cevada, etc.) e arabescos que remetessem ao estilo artístico barroco.



Antes de produzirmos as fotos, foi preciso comprar alguns itens que nos auxiliariam na produção, entre eles estavam o quadro negro, o giz, pomada para cabelo, vaselina e a cerveja em questão, no caso as 3 garrafas em questão.

Por se tratar de um trabalho no estilo artístico barroco, escolhemos uma cerveja que fosse harmonizar com o tema, então optamos pela Bohemia, por ser a primeira cerveja do Brasil e pela arte da garrafa não confrontar com a ideia do trabalho.

Antes de fazer a fotografia trocamos ideias com alguns professores, e um deles nos deu uma dica para melhorar o aspecto do produto: "Passar pomada para cabelo na garrafa" toda e com o auxilio de uma escova de dentes, "respingar vaselina" para formar algumas gotículas, dando o "aspecto de gelada", trincando, canela de pedreiro, aquela que tu pega só na pontinha pra não congelar. Ao vermos o antes e o depois do aspecto da garrafa ao usar esta técnica ficamos boquiabertos, e realmente não seria fácil tirar fotos com uma cerveja gelada de verdade, já que ela esquentaria e começaria a escorrer, ainda mais na faculdade sem ter um refrigerador por perto.

Na hora de tirar as fotos nos deparamos com mais um desafio, não beber a cerveja como faríamos a iluminação para a foto. Tentamos várias maneiras e diversas luzes, acabamos por optar por um softbox para fazer a iluminação, e na hora do desespero, utilizamos as lanternas dos nossos celulares como luz auxiliar, tanto embaixo da garrafa quanto atrás dela, para desenhar uma silhueta.

Devemos confessar que os resultados obtidos não foram totalmente iguais as expectativas por nós geradas, mas mesmo assim, conseguimos entregar o trabalho, tirar uma nota satisfatória (todos passamos na matéria), sem contar o grande aprendizado que tivemos ao conhecer as diversas técnicas que utilizamos e as cervejas que depois acabamos bebendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário