19/10/2017

Fotografia gastronômica na prática

Por Eduardo Pawlak, Everson Alves e Julia Secchi

A fotografia gastronômica é hoje uma forte tendência presente no meio publicitário e social, que enche os olhos de quem as vê. No geral, as fotos traduzem uma linguagem simples e direta, trazendo de forma visual o conceito escolhido. Cada vez mais as pessoas buscam ideias e inspirações para as suas fotos caseiras ficarem atrativas aos olhares alheios. Na publicidade não é diferente.



Quando a agência ou o freelancer recebem um briefing para a criação de alguma peça publicitária que envolva a fotografia gastronômica, se dá o início ao planejamento detalhado do processo, a fim de evitar possíveis contratempos e garantir uma execução perfeita. Alguns pontos a serem observados são: iluminação, locação do estúdio ou escolha do local, elementos que irão compor a cena, equipamentos adequados, autorizações necessárias, entre outros.

Vamos citar uma atividade feita em sala de aula para exemplificar como ocorre o processo na prática. Os alunos recebem o briefing contendo informações como: marca, produto, objetivo do cliente e público-alvo. Essa é a base para a criação.

O conceito da peça é definido a seguir e os alunos devem partir para a execução conforme o planejamento. Os produtos devem ser frescos para traduzir a qualidade da marca e tratados em softwares adequados após a finalização.

Neste caso, a peça deveria apresentar o lançamento de uma massa integral. Para isso a palavra chave “integral” foi escrita com o próprio macarrão para reforçar a ideia de que a massa não gruda na hora do preparo. Temperos verdes agregam informações sobre a linha de massas caseiras de ervas finas. O tradicional molho usado nas cozinhas brasileiras foi mencionado com a presença do tomate e pimentão. Também foi utilizada a toalha xadrez, para dar uma alusão à cultura italiana. Para finalizar, foram adicionados o botão de ação e a logo.

Lembre-se que as peças devem ser simples e traduzir da melhor forma o objetivo do cliente, respeitando o próprio alimento e a identidade da marca.

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