19/10/2017

Fotografia no mundo publicitário

Por Afonso Floriani Neto, Bruna Heloísa da Cunha e Jessica Junkes


Na disciplina de Fotografia Publicitária, o objetivo do trabalho era reproduzir um anúncio já existente. Com o tema da arte retrô, uma nova imagem foi produzida, tentando assemelhar-se à original.

A Arte Retrô tem como principal característica a moda passada, que com o tempo volta a tornar-se tendência e influencia a atualidade.

Em Fotografia Publicitária existem técnicas para fotografar produto ou modelo com luzes e outros equipamentos para enaltecer os mesmos. Dentre as técnicas, além dos truques de fotografia é imprescindível a edição do trabalho.

A foto escolhida foi um anúncio da marca Coca-Cola dos anos de 1940, o qual estava focado na modelo, porém em primeiro plano mostrava o produto. Desde aquela época, a Coca-Cola  já enfatiza a cor vermelha em suas propagandas, fazendo com que o público reconhecesse a marca através da sua identidade visual.



#PraCegoVer: o anúncio retrata uma moça em pé, de    cabelos loiros, vestido branco e capa vermelha, segurando uma bola colorida de praia. Seus cabelos e sua capa estão esvoaçantes e sua perna está dobrada para trás. Em primeiro plano, no canto inferior direito aparece uma mão segurando uma garrafa de Coca-Cola. A imagem tem um fundo amarelo com a logo da Coca-Cola está no canto superior esquerdo.

Para uma boa foto existem inúmeros truques. Um deles foi a utilização de um ventilador para dar o efeito de “cabelo esvoaçante”, assim como as luzes necessárias para a produção no estúdio, o softbox e o refletor spot. O processo de edição é tão importante quanto a produção em estúdio, ele serve para tratar corretamente a imagem, nesse caso, com aspecto envelhecido, remetendo ao Vintage.

A criação de uma fotografia publicitária exige tempo e dedicação, além de planejamento e ferramentas para atingir o resultado esperado. Estamos na era da fotografia, então conseguir uma imagem impactante e que chame a atenção do público necessita de esforço. Deve-se isso a fotografia publicitária, capaz de remeter inúmeras emoções através de uma imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário