16/11/2016

Starbucks pelo mundo: um exemplo bem-sucedido de case em mídias digitais

Por Eduardo Klemtz, Fernanda Fanton e Tiago Luís Deretti 

O advento das mídias digitais nos últimos anos, bem como as novidades constantes surgindo nesta área, levam muitas empresas a realizarem ações utilizando-se dos benefícios proporcionados por esses meios. 

Aproveitando-se do crescimento e popularização dessas mídias no mundo, a empresa Starbucks apostou no uso do Instagram, rede social para compartilhamento de fotos e vídeos, para estabelecer e fortalecer o relacionamento com seu público, tornando-os parte da empresa, literalmente.



A famosa empresa americana de cafés Starbucks surgiu em 1971, em Seattle, nos EUA. Atualmente, possui mais de 15 mil lojas em 50 países, incluindo o Brasil e, segundo o website da empresa, “é a mais importante empresa mundial de torrefação e venda de café especial”.

A marca é conhecida pelos copos em que as bebidas são servidas, que são objetos de desejo para aqueles que colecionam, e para quem curte algo num estilo mais “hipster”, sendo um dos motivos que levam ao consumo e apreciação das bebidas da marca.

Na ação realizada no Instagram, os clientes são estimulados a postarem fotos tomando seus cafés em diferentes locais e paisagens ao redor do mundo, utilizando a hashtag ou mencionando o perfil da Starbucks. E diariamente, a melhor foto do dia será compartilhada no perfil mundial da empresa, o que gera muitas interações de outros usuários, como curtidas, comentários e até compartilhamentos.

O motivo que justifica a escolha é o fato de este case ter chamado a atenção ao deixar claro que não é necessário investir milhares, ou até milhões de reais em propagandas, quando se sabe utilizar as mídias digitais a favor da empresa, o que pode ser até mais eficaz do que utilizar as mídias tradicionais.

Além disso, uma ação desse estilo é extremamente bem sucedida, porque foge do tradicionalismo de simplesmente divulgar produtos e serviços, e cria uma personalidade para a marca, quando esta interage com seus usuários, especialmente quando responde às interações dos mesmos. Dessa forma, pode-se manter uma imagem positiva e um relacionamento duradouro com seu público, chegando até mesmo a outros públicos.

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