Por Altair Ambrósio Zimmermann Jr., Janaina Carla de Andrade e Sabrina Candido Delphino

A campanha Tweet de Ouro foi realizada pelo Twitter em
Junho de 2016, para arrecadar doações para a ADD (Associação Desportiva para Deficientes), uma entidade sem fins
lucrativos responsáveis por promover o esporte entre deficientes físicos.
Ao longo de 20 anos a ADD desenvolve projetos que facilitam
o processo de integração e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por
meio de praticas esportivas adaptada, apoio educacional e cursos de capacitação,
beneficiando gratuitamente milhares de pessoas.
Para criar
a campanha o Twitter contou com a parceria de personalidades da plataforma para angariar fundos para a causa,
estas pessoas recebiam perguntas do público com a hashtag #TweetdeOuro, algumas das personalidades que apoiaram a causa foram: Ana Paula Renault (ex-BBB), Maju Trindade (YouTuber), Pri Alcantra, Hugo Gloss (Blogueiro),
Bibi Tatto, Lucas Feurschütte, Luscas.
Na campanha
a cada 16 mil tweets com a hashtag #TweetDeOuro, R$ 1.000,00 foram doados em
dinheiro para a ADD. O teto máximo (atingido com muita facilidade) estabelecido
foi de 160 mil tweets, convertidos numa doação
máxima e total de R$ 10.000,00.
O Twitter
tem um grande poder de mobilizar pessoas, mas para isso é necessário uma dose
certa de interação. Grandes marcas mantêm relacionamentos com seus consumidores
através desta ferramenta e obtém resultados satisfatórios.
Desse
modo, campanhas de solidariedade engajam muitas pessoas no mundo digital. Nas
redes sociais elas recebem grande destaque e normalmente quando bem divulgadas
e tidas como sérias atingem de forma surpreendente seus objetivos, o que
comprova que por trás de toda a futilidade das redes sociais ainda existe uma
luz no fim do túnel. Existem usuários e até mesmo corporações preocupados em
colaborar com uma causa para ajudar e assim, contribuir para a construção de um
mundo melhor.
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