15/11/2016

[Case] Amigo do melhor amigo

Por Israel Moreira e Sarah Aimê de Borba
https://www.facebook.com/GuaranaAntarctica
Imagem Amigo do melhor amigo
O Guaraná Antártica é um sucesso e isso não é somente em termos do sabor inigualável, mas também de um ótimo trabalho de mídias sociais, um desses trabalhos foi desenvolvido pela agência DM9DDB, o que resultou em uma campanha diferenciada que teve grande participação das pessoas e gerou ótimos resultados, tanto para a marca, quanto para o objetivo da campanha, lhe rendeu um case de sucesso.


Atualmente na fan page da marca o número de fãs passa de mais de 16 milhões de curtidas. É claro que a fan page do refrigerante não é mais uma página qualquer, ou que chegou a esse nível ao acaso, pelo contrário, o time de publicitários e executivos é focado em sempre desenvolver e identificar novas formas de interagir e engajar seus fãs.

A campanha
Um de seus cases mais representativas foi à doação de cães abandonados com o lançamento do aplicativo no Facebook "Amigo do melhor amigo" no ano de 2012, onde o objetivo da marca era engajar fãs e mover as pessoas a serem mais solidárias com um problema que muitas cidades enfrentam, os cães abandonados. O projeto foi desenvolvido em parceria com a ONG Clube dos Viralatas a qual recebeu uma doação da marca de 10 toneladas de ração para o projeto.

A página do Facebook do Guaraná Antártica foi o canal utilizado para disseminar a campanha, onde o fã acessava o perfil de cada cãozinho no aplicativo para escolher o seu ou compartilhar o perfil com seus amigos na intenção de encontrar um lar para o pet, inclusive a marca estabeleceu uma condição de que a cada dez compartilhamentos ela doaria um quilo de ração ao projeto, o que rendeu grande engajamento de fãs, que além de interagirem com a marca prestavam solidariedade.

Resultados

A duração da campanha permaneceu até que o último cão encontrasse um dono e como era de se esperar o público abraçou a causa. A ação foi considerada um sucesso, foram mais de 100 mil compartilhamentos, mais de 150 mil views no YouTube, 10 toneladas de ração doadas para a ONG Clube dos Vira-Latas e um sentimento de dever cumprido por parte de todos os envolvidos, que com simples gestos sociais dentro da web conseguiram mudar a vida de vários cães abandonados.

Para rever a campanha confira o vídeo:

Vídeo Amigo do melhor amigo

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