05/10/2016

Fotografia publicitária: Desafios de uma reprodução

Por Bruna Carvalho, Érika Castagna e Mylena Osatchuk de Souza 

A fotografia publicitária surgiu no momento em que os publicitários perceberam que era necessário mais um elemento nos anúncios e não somente texto, sendo os que continham imagens, possuíam uma rentabilidade muito maior. Ela deve agir como estimulante para os consumidores, deve mostrar o atrativo do produto. O fotógrafo deve possuir experiência e entender do assunto para poder fotografar exatamente o que a criação quer transmitir com a campanha.



Tendo essa base do que seria a fotografia publicitária o professor propôs como trabalho para a disciplina, no terceiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda, sendo que o intuito era recriar um anúncio já existente e que fosse um case de sucesso, não houve uma definição de tema para a escolha, ficou tudo a critério da equipe. E após muitas horas de pesquisa ficamos entre dois anúncios para reproduzir, decidimos escolher esse da Givenchy Paris, pois tinha uma reprodução mais fácil, pelo figurino e acessório. Houve todo um planejamento antes de ir para o estúdio e criar a foto.

Foram mais ou menos 1hora para a produção da foto, pois além de conseguir acertar a pose dos modelos, o enquadramento, e conseguir ajustar a luz para ter o brilho e a sombra correta nos modelos, o maior problema foi resolver o reflexo nos óculos, e queríamos chegar ao resultado mais próximo do anúncio original. Na edição da foto utilizamos o photoshop, para ajustar alguns detalhes, como tirar a barba que o aluno Raul Carneiro possuía. 

Dessa forma aprendemos que não é somente pegar uma câmera e fazer um clique, escolhendo qualquer foto e coloca-la no anúncio, precisamos saber algumas técnicas e entender do assunto para assim fotografar as principais características do produto e passá-las para o público. Fazendo com que haja um resultado esperando para a empresa e como consequência o aumento nas vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário