05/10/2016

Fotografia Publicitária na sala de aula

Por Alexsandro stephani, Emelynn Loïse Espindola e Fábio Oliveira

A primeira fotografia foi reconhecida em 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia é obra de um processo de avanços criativos, técnicos e tecnológicos por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos.



Já a fotografia publicitária é responsável por atribuir importância a propaganda, ou seja, é preciso que o fotógrafo tenha conhecimentos técnicos, conhecer do assunto para conseguir captar as melhores características do produto, saber usar as ferramentas e equipamentos certos para que com isso consiga agregar valor ao trabalho.

O fotógrafo, na sua função consiste em dar visão para o observador. Este conduz o entendimento da mensagem, ajudando a quem está vendo, realizar a percepção correta, a identificação e a interpretação daquilo que a foto quer dizer.

Com esses conhecimentos, foi nos dado, em determinado semestre da faculdade, no qual estudávamos a matéria de fotografia publicitária, o trabalho de releitura de uma propaganda.

Nossa tarefa era observar e trabalhar sobre os detalhes de iluminação, posição, percepção da essência da imagem, a sintonia da foto com a campanha, e através disto, conseguir captar uma foto que se assemelhasse a original.

O resultado do trabalho está na imagem a cima, escolhemos a propaganda da marca Givenchy Paris, O trabalho final ficou muito bom, levando em consideração os desafios que tivemos em questão a iluminação, posição dos atores e o reflexo no óculos que era uma características da foto original.

O trabalho levou algum tempo para ser feito, na questão da foto em si, pois o ângulo era um detalhe que estava dificultando a finalização da foto. Na parte da edição foi mais tranquilo pois a imagem original sendo em preto e branco, acabou se tornando mais fácil.

Com esse trabalho, desenvolvemos a facilidade de entender como funciona a produção de uma fotografia publicitária e o seu processo de montagem, pois quando vemos apenas o trabalho final, não pensamos em todo o trabalho que há por trás desta e de todas as outras campanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário