29/10/2016

A importância das cores para a fotografia publicitária

Por Israel Moreira e Sarah Aimê de Borba

No segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da FAMEG, começamos a estudar Fotografia com o Raphael Gunther. Tivemos como embasamento aulas sobre a história da fotografia, desde seu surgimento em preto e branco, até os dias de hoje que temos diversos tipos de equipamentos para atender nossas necessidades.

Uma das primeiras lições que tivemos foi sobre a relevância que as cores trouxeram para a fotografia, devido a isso, nossa primeira atividade prática foi fotografar cores, não precisava ser nada específico.

Resolvi unir a paixão por cores e quadrinhos no trabalho, misturando diversas tonalidades de cores e regulando o contraste e saturação no Adobe PhotoShop, para deixá-las mais vivas.



As cores provocam estímulos, sensações e emoções. Trazem à tona desejos, que é uma das coisas que causam o consumo.

Significado das cores primárias para a publicidade.

Vermelho: A cor mais quente, ela apaixona, emociona, estimula energia e pode até aumentar a pressão. Incentiva ações de confiança, paixão e intensidade. Por isso, é comum ser utilizada em fast-foods e restaurantes.

Amarelo: A cor mais energizante, passa felicidade, estímulo e torna as pessoas mais falantes. Incentiva o otimismo e a esperança, também estimula o intelecto. É bastante utilizada no trânsito e em vitrines.

Azul: A cor da calmaria, confiança e segurança, ela aumenta a criatividade, espiritualidade e paz. É utilizada em anúncios que querem passar frieza e limpeza.

Com o trabalho, podemos perceber a importância das cores não apenas para a fotografia, mas para tudo que envolve a publicidade. Elas possuem diversos efeitos sobre os consumidores, principalmente por estimularem áreas do cérebro as quais podem promover excitação, tranquilidade ou imediatismo. Sabendo disso, as marcas são capazes de influenciar o público simplesmente por combinar as cores certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário