02/05/2016

A imagem da mulher na propaganda de cerveja

Por André Marques



imagem da mulher na propaganda muitas vezes é questionada por ser associada a um tom pejorativo ou reduzido a objeto sexual. Muito dessa discussão se trava no campo das propagandas de cerveja, nas quais associa-se a mulher ao produto como forma de estimular o consumo da cerveja.


Na publicidade a mulher é associada ao lazer e ao prazer masculino, seja em propagandas de bebidas alcoólicas, de automóveis ou de outros produtos. Diversos autores associam a representação feminina nesse tipo de anúncio sempre na forma da mulher perfeita, aquela que se encaixa em todos os padrões estéticos impostos pela sociedade: magras, com as cores dos cabelos e pele mais claras e corpo escultural. Tal circunstância passou a ser considerada pejorativa e nociva para o público feminino. A mulher aparece como aquilo que todos os homens devem desejar e possuir. Já para elas, isso reflete diretamente no que supostamente devem ser ou se tornar para serem valorizadas perante a sociedade. Outro autor, Fagner Pereira Nogueira, acredita que os comerciais das marcas de cerveja foram chamativos durante muitos anos em função da sua combinação de cerveja gelada com mulher quase nua, seguindo o claro objetivo de impactar o público masculino, grande consumidor de cerveja.

Anúncio de cerveja da marca Nova Schin. Percebe-se a
utilização da sexualidade na composição.
Utilizar a figura feminina de forma pejorativa na propaganda acabou sendo uma força expressiva na eterna luta pela atenção do consumidor. No entanto, com o passar dos anos, percebe-se uma mudança tanto de comportamento em relação à mulher, quanto em relação ao posicionamento das marcas perante a mesma.

A mulher como consumidora

O papel da mulher como consumidora na sociedade ainda é recente. Por isso, a mulher teve que enfrentar uma série de complicações para se estabelecer no mercado de trabalho, muito mais do que os homens.
Hoje, as mulheres geram filhos, pagam contas, trabalham fora de casa, votam, ganham salários e executam inúmeras outras funções, mas continuam sendo discriminadas. No entanto, o preconceito que costumava reinar cede espaço para a evolução do papel da mulher diante da sociedade, que tende apenas a aumentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário