23/11/2015

Quando uma propaganda vira case

Por Karin Aline e Priscila Planinscheck


E quem nunca ficou com uma propaganda na cabeça? Passou o dia inteiro cantando aquela música grudenta? Assim foi o comercial da Nissan com a campanha dos Pôneis Malditos.


Já polêmico deste seu lançamento, o comercial dos Pôneis Malditos faz sucesso entre os internautas. Em dados divulgados à Exame pela própria montadora, fica claro o estímulo causado pela publicidade na época: foram quase 500 comunidades Orkut, 34 mil seguidores de perfis dos animais no Twitter, 14 grupos no Facebook e incríveis 6.600.933 visualizações do vídeo original no YouTube (sem contar os arquivos que foram postados por outros usuários).

Mas a campanha não foi só flores, a propaganda rendeu mais de trinta reclamações no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), porém a marca escapou de ser punida pelo órgão. Por unanimidade de votos, o processo na época foi arquivado pelo órgão, o comercial foi a julgamento porque, segundo os consumidores que protestaram,  a peça seria inadequada para crianças por associar elementos do universo infantil - no caso, os pôneis - à palavra "malditos".

Criado pela Lew’Lara/TBWA, agência de publicidade da Nissan, o filme faz uma sátira à potência dos motores rivais da montadora, comparando-os aos animaizinhos.

Mesmo entre reclamações e polêmicas, a campanha conseguiu fazer com que a marca alcançasse um aumento na sua participação no mercado para 1,8% em 2010, ano que a campanha foi veiculada.

De uma forma ou outra, a marca Nissan conseguiu chamar a atenção do público e obter retorno com uma propaganda polêmica e grudenta.

Esta preparado para passar algumas horas com o comercial na sua cabeça? Assista o vídeo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário