02/11/2015

Projeto fotográfico - Oliviero Toscani

Por Ana Paula Henning e Monique Bruch

Na aula de fotografia publicitária, quando estávamos no terceiro bimestre, o professor propôs o desafio de reproduzir alguma peça gráfica do renomado publicitário OlivieroToscani. Optamos pelo anúncio que ele criou para a marca de roupas Benetton, na qual usava três corações, e em cima de cada coração as palavras white, black e yellow (branco, preto e amarelo, em português), para demonstrar que independente da sua cor de pele, todos somos iguais e tem os mesmos direitos. As peças de Oliviero sempre seguem essa linha ousada, irreverente e chocante.

Para a produção das fotos, utilizamos um coração de porco. As fotos foram batidas no laboratório de fotografia da faculdade, e usamos equipamentos como rebatedores de luz, flash e luzes do estúdio. O coração foi posicionado de diversas formas sobre uma mesa com fundo branco, para que depois que montássemos a peça gráfica, pudéssemos reproduzir esse coração para que parecesse que eram três corações distintos.

Tivemos dificuldade em posicionar o coração de forma que obtivéssemos a luz e sombra mais parecida com a da peça original. Por tratar-se se um coração de verdade, o aspecto escorregadio dificultou ainda mais no posicionamento. Contamos com a auxilio de alguns palitos para que pudéssemos fixar as partes soltas do coração, borrifador de água para que ele não perde-se o brilho necessário para a fotografia, muito papel toalha para secar o sangue e água que escorriam na bancada e luvas de procedimento.
Além da dificuldade em conseguir o melhor posicionamento do coração, tivemos também que posicionar toda o equipamento fotográfico.

Foi um projeto bem trabalhoso, porém, muito gratificante. Reproduzir um peça de Oliviero foi um desafio surpreendente com o qual obtivemos uma ótima experiência e consequentemente um ótimo resultado e nota.

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