Por Abilio Carvalho do Prado e Natalia Leal Fontes
O designer gráfico vem ganhando cada vez mais espaço no mercado depois do surgimento das novas mídias que se tornaram os meios mais usados na hora de divulgar uma campanha. Os formatos vão além dos tradicionais (televisão, radio, jornal, revista, outdoor), eles cabem na tela do computador e do celular. Design gráfico nada mais é do que comunicar algo visualmente, utilizando-se de imagens e textos para apresentar informações, e o profissional dessa área conhece e utiliza as mais variadas técnicas e ferramentas para criar, além de possuir conhecimentos e habilidades em desenho, estética, tipografia, artes visuais e diagramação.
Estudantes o curso de Publicidade e Propaganda encontram em sua grade, disciplinas relacionadas ao design gráfico e suas técnicas, nessas aulas é possível adquirir as habilidades essenciais para executar peças de campanhas publicitarias nos mais diversos formatos. A direção de arte é um dos cargos mais cobiçados pelos estudantes entusiastas a designer, e esse profissional necessita de um amplo conhecimento nas técnicas utilizadas para criar as artes, dentre elas esta as grids, que são elementos fundamentais no design. Usado para quase todo o tipo de peça, desde cartão de visita a criação de sites, essa ferramenta é ensinada para os alunos de uma forma para que a utilizem sempre em seus trabalhos.
A disciplina de Direção de Arte aplica essa técnica durante as aulas, as grids auxiliam também na forma de ler os anúncios, descobrindo os pontos em que a figura ou texto chamara mais atenção aos leitores, e os pontos mais ignorados pelos olhos. O processo de execução requer uma ideia formada, para então aplicar nos softwares utilizados pelos profissionais, como o Photoshop e o Illustrator, ambos contam com grids para facilitar na hora de criar.
O anuncio criado nas aulas de Direção de Arte durante o quarto semestre do curso, demonstram exatamente o que foi aprendido sobre as grids, utilizando um dos seus diversos formatos, chamado de proporção áurea, nota-se que o anuncio acima é de fácil compreensão e leitura transmitindo a mensagem esperada para o consumidor. O processo requer bastante atenção, tanto na ideia inicial quanto na execução, e nota-se como faz diferença nos anúncios, exemplos não faltam, porem, essa é apenas uma das técnicas que são utilizadas, e que um futuro designer gráfico ou publicitário precisam saber, pois afinal, uma campanha de sucesso precisa ser bem vista e compreendida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário