30/11/2015

Heineken Star Player

Por Abilio Carvalho do Prado e Natalia Leal Fontes


No ano de 2011 uma das marcas mais populares de cervejas do mundo lançou um aplicativo que possibilitava interação com pessoas de todo mundo que tinham algo em comum, a paixão pelo futebol. A Champions League, mais conhecida pelos brasileiros como a Liga dos Campeões é uma competição voltada aos clubes da Europa que obtiveram as melhores classificações nos campeonatos internos, e é hoje o maior torneio entre clubes do mundo e ganhou o carinho dos fãs do futebol.


A cervejaria holandesa é hoje a principal patrocinadora da Liga e concentra boa parte do seu marketing na promoção no torneio porém, segundo a Heineken, mais de 50% das pessoas que acompanham a liga sabem que a marca é patrocina a Champions, mas só 5% das pessoas bebeu alguma vez a cerveja. A marca tem um grande desafio em mãos, ser apenas lembrada não é o suficiente, é preciso vender, mas para chegar ao gosto do consumidor é preciso inovar nas formas que o produto é divulgado e como a mensagem chega ate as pessoas.

O aplicativo lançado pela cervejaria em 2011, Heineken Star Player, foi criado para tornar a experiência de assistir aos jogos ao vivo pela televisão, se parecer com a de um fã na arquibancada, tornando mais social. A interação se da às pessoas que baixam o aplicativo no seu Iphone ou no facebook e respondem tem tempo real momentos dos jogos. É possível dar palpites se vai sair um gol nos próximos 30 segundos, tentar prever se vai ocorrer um escanteio ou pênalti, o mundo inteiro é um ranking e a cada palpite certo o jogador online ganha pontos.

A campanha resultou em 90 minutos de engajamento da marca, e associou a marca Heinken com diversão e emoção, pois, ao optar por interagir online com as pessoas possibilitou além de mais interatividade e aumentar ainda mais a popularidade do torneio e da marca, uma experiência com aplicativos que em 2011 ainda não era tão grande quanto agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário