No ano de 2011 uma das marcas mais populares de cervejas do mundo lançou um aplicativo que possibilitava interação com pessoas de todo mundo que tinham algo em comum, a paixão pelo futebol. A Champions League, mais conhecida pelos brasileiros como a Liga dos Campeões é uma competição voltada aos clubes da Europa que obtiveram as melhores classificações nos campeonatos internos, e é hoje o maior torneio entre clubes do mundo e ganhou o carinho dos fãs do futebol.
A cervejaria holandesa é hoje a principal patrocinadora da Liga e concentra boa parte do seu marketing na promoção no torneio porém, segundo a Heineken, mais de 50% das pessoas que acompanham a liga sabem que a marca é patrocina a Champions, mas só 5% das pessoas bebeu alguma vez a cerveja. A marca tem um grande desafio em mãos, ser apenas lembrada não é o suficiente, é preciso vender, mas para chegar ao gosto do consumidor é preciso inovar nas formas que o produto é divulgado e como a mensagem chega ate as pessoas.
O aplicativo lançado pela cervejaria em 2011, Heineken Star Player, foi criado para tornar a experiência de assistir aos jogos ao vivo pela televisão, se parecer com a de um fã na arquibancada, tornando mais social. A interação se da às pessoas que baixam o aplicativo no seu Iphone ou no facebook e respondem tem tempo real momentos dos jogos. É possível dar palpites se vai sair um gol nos próximos 30 segundos, tentar prever se vai ocorrer um escanteio ou pênalti, o mundo inteiro é um ranking e a cada palpite certo o jogador online ganha pontos.
A campanha resultou em 90 minutos de engajamento da marca, e associou a marca Heinken com diversão e emoção, pois, ao optar por interagir online com as pessoas possibilitou além de mais interatividade e aumentar ainda mais a popularidade do torneio e da marca, uma experiência com aplicativos que em 2011 ainda não era tão grande quanto agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário