Uma ação na internet e em mídias sociais online só é considerada extremamente boa quando a mesma viraliza. Mas para isto acontecer ela tem que estar bem formulada desde o início até o seu fim, tem que interagir com as pessoas, comover, e acima de tudo fazer com que as pessoas participem. Tendo todos estes pontos a ação vai ser bem sucedida e atingir os seus objetivos, que podem ter varias intenções, como por exemplo, divulgação de um novo produto, interação com a marca ou até uma forma de incentivo a outras vias.
Pensando nisso o Guaraná Antarctica elaborou uma ação que promete estourar nas redes sociais. Se trata da campanha #guaranáanimal.
A intenção desta ação é divulgar a vulnerabilidade dos animais silvestres brasileiros ao ser humano, ajudar na conscientização e preservação das espécies e arrecadar verba para proteção de quatro animais ameaçados de extinção.
A ação começa com a divulgação de um pequeno vídeo no YouTube, que trará a cara desta campanha. Com quatro animais das florestas e rios do Brasil como carro chefe. O vídeo terá o boto-cor-de-rosa, o mico leão dourado, a onça pintada e a arara azul como protagonistas. Desde o vídeo o publico terá participação ativa, já que o mesmo será um vídeo que se pode pausar e verificar que animal dos quatro você tirou e seu significado. O vídeo, intitulado de "Guarana Antarctica em prol da vida selvagem" terá uma duração de dois minutos explicando a campanha, sendo nos últimos 15 segundos abriram quatro pequenos quadrados com as fotos dos animais assim como no aplicativo, no qual você clicando em um deles, será redirecionado para um vídeo não listado, que fala mais especificamente sobre o animal em questão. Na sua descrição, um texto com a premissa de call-to-action será inserido e o uso de tags como "selvagem", "animais", "aplicativo" e "promoção" serão incluídos.
Será feito um aplicativo no Facebook que permitirá cada pessoa inserir sua foto de perfil do Facebook na carinha do animal que escolher, sendo que serão os quatro animais já citados acima. Automaticamente ao upar a foto a pessoa receberá um pedido para autorização de uso da sua imagem. Ao clicar em “autorizo” a pessoa doará os direitos autorais de sua foto de perfil para o Guaraná Antarctica. Junto com o animal já com o rosto da pessoa, virá escrito ao lado um fato ou uma curiosidade sobre o mesmo. A imagem deverá ser compartilhada para participar de um sorteio e estará divulgando em perfil público, onde todos que verem a imagem, também verão o aplicativo e poderão fazer a sua imagem. Além de colocar sua foto, compartilhar e divulgar o animal com a sua cara, também estará concorrendo a ser escolhido como um dos quatro animais que aparecerão nas latas e garrafas de 2 litros do refrigerante em uma segunda etapa.
O seguinte texto será usado para divulgar o aplicativo no Facebook: Quer ajudar a vida selvagem de uma forma simples e fácil e ter a chance de ter a sua foto estampando as latas e garrafas de Guaraná Antarctica? Chegou a hora! O Guaraná Antarctica está promovendo a prevenção à animais em risco de extinção no Brasil e você pode ser uma peça fundamental nesse processo. Entre no aplicativo abaixo e conheça mais sobre a campanha "Guaraná Antarctica em prol da vida selvagem". Os posts serão impulsionados para atingir um maior número de pessoas, sendo pelo menos reforçada a campanha uma vez ao dia, com imagens relacionadas ao propósito da campanha.
A escolha das fotos vencedoras acontecerá no final da promoção online. Serão escolhidos um boto-cor-de-rosa, um mico leão dourado, uma onça pintada e uma arara azul com os rostos de quem participou da promoção. Quando a escolha estiver feita, será enviado um formulário pela equipe do Guaraná Antarctica, que deverá ser preenchido pelo dono do perfil do Facebook ganhador. Sendo que neste formulário deverão constar informações pessoais do ganhador e também uma segunda autorização para que a sua imagem seja exposta nas latas e garrafas do refrigerante. Os quatro escolhidos ganharão um ano de Guaraná Antarctica e visibilidade nas redes sociais e página oficial da marca.
A comercialização dos produtos deverá ser feita nos postos de vendas já existentes, sendo que 5% da verba arrecadada com a venda deste lote promocional será revertida para a preservação de espécies em extinção no Brasil.
O período da promoção é de 20 de janeiro a 28 de fevereiro para o envio das fotos e da divulgação de vídeo através do YouTube e do próprio Facebook. No dia 10 de março, serão divulgados os vencedores da promoção e a partir do dia primeiro de abril, o comércio das latas e garrafas de 2 litros da promoção irá iniciar.
Ao final da comercialização, no final de maio, 5% da verba arrecadada será revertida para a
WWF Brasil, finalizando assim a iniciativa proposta pelo Guaraná Antarctica em prol da vida selvagem no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário