09/11/2017

Um novo cenário para o mundo da moda

Por Felipe Martins, Larissa Ochner e Marcio Volpi.


Na segunda noite do Encontro de Comunicação, tivemos uma palestra com o tema "Fashion e Digital" com a participação do Consultor de Moda Giovanni Sartori, onde ele falou sobre o mundo da moda, seus benefícios e defeitos. Ele fala sobre como o processo de compra deve trazer uma experiência para o consumidor, deve ser inesquecível para que ele entenda o valor da marca e volte. Tanto pela qualidade percebida, como pelo atendimento e tudo que agrega o processo da compra do produto.


Em certo momento ele nos apresentou um vídeo onde apareciam quatro modelos, todas com seu próprio estilo, uma delas sendo transgênero. O que anos atrás seria impensável para o mundo, hoje é tido como natural. Anos atrás as modelos eram exemplos a serem seguidos, (o que acontecia não seria exatamente um “exemplo”) onde elas usavam drogas e tinham corpos magros, era perceptível a linha do limite ultrapassado entre sua saúde e vida profissional. Hoje em dia o cenário mudou completamente e o leque de opções está muito mais amplo. Temos modelos acima do peso, de gêneros, cores e estilos completamente diferentes. É lindo. É natural. E o vídeo expressa isso.

Na palestra foi apontada a modelo brasileira Gisele Bündchen como um exemplo atual de modelo, pois além de seu corpo, ela representa as mulheres que estão fora dos padrões exigidos pelo mundo da moda. Ela tem uma vida fora das passarelas, tendo as primeiras fotos sendo tiradas sem a maquiagem, sem a roupa do momento, apenas natural e confortável para o dia-a-dia. Sendo mãe, dona de casa, usando chinelos, indo à praia e realizando atividades do nosso cotidiano.

Tudo isso resultou em grandes mudanças  nos conceitos de moda e o que ela expressa, sendo menos exigente e quebrando barreiras. Esse mundo está em constante mudança e renovação. É preciso estar sempre inovando para crescer e superar seus limites. Portanto, é preciso aceitar que não existe um padrão, você faz seu próprio estilo e nada deve interferir no seu modo de ver a vida como ela é.

(continuamos o post na próxima aula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário