16/11/2017

Como o autismo é aceito na sociedade

Por Emanuella Moretti Gadotti, Keythe Rueckert e Thamy K. Santos


O Autismo no decorrer dos tempos vem ganhando relevância através das mídias, algo que não era visto no passado, pessoas vem tentando mostrar que autismo não tem só seu lado negativo. O autismo começa já a aparecer no decorrer da infância, o que dificulta a vida de quem é autista, pois é uma fase aonde ocorre muito bullying, em sala de aula. Pessoas "zombam" pela dificuldade ou costumes individuais dos mesmos, fazendo com que seu quadro só piore. Sem falar que uma instituição que não possuir uma base de atendimento para autista, acaba prejudicando a educação, causando mais transtornos ainda. De fato, sabemos que é difícil muitas vezes saber lidar com quem possuí autismo, por isso, mídias vêm mostrando através de filmes o quão autistas conseguem ser pessoas incríveis.



O vídeo em que postamos retrata a história fictícia de Letícia, feita pelos alunos de Publicidade do 4° semestre da Uniasselvi, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o mal que a falta de informação e de estrutura pode causar. Se no vídeo em questão a instituição oferecesse um atendimento diferenciado e fizesse um trabalho de acompanhamento com a aluna Letícia talvez a historia pudesse ter outro fim.

Mostramos que ainda existe muitas pessoas que tem preconceito e que acham que a doença é "frescura ou esquisitice", o fato é que essa doença não tem cura, mas as pessoas que convivem com ela tem o direito de ter uma vida mais normal possível, podendo estudar, exercer sua profissão, ter relacionamentos etc...

O autismo merece ser respeitado e aceito em sociedade, se tiverem mais oportunidades, acompanhamento adequado e se os cidadãos que vivem a sua volta respeitarem suas limitações nada irá impedi-los de alcançar uma vida de sucesso e realizações.

Caso você tenha ficado curioso e queira saber um pouco mais sobre o autismo de um modo mais dinâmico, indicamos uma das séries lançadas pelo Netflix, chamada Atypical, aonde retrata como o mundo é visto através de um autista, adolescente, no ensino médio, mostrando todas as dificuldades e crises que podem ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário