A vida é feita de um conjunto de experiências que ficam gravadas em nossa memória, sendo elas de caráter positivo ou negativo, as experiências ajudam a edificar nossos interesses, criar vínculos, sentidos, significados e mexer com os sentimentos.
As marcas estão utilizando a experiência para atrair o consumidor, que não está mais interessado na disputa dos preços, mas sim na marca que ofereça a melhor solução para atender ao seu problema ou necessidade, criando um vínculo de proximidade com ela.
Essa experiência é um conjunto de percepções que o indivíduo tem ao interagir com a marca, independente se ele esteja a consumindo ou não. Ter o menor custo ou a entrega mais rápida deixou de ser tão relevante quando a ação do momento é criar engajamento. Para gerar engajamento é preciso que as marcas conheçam seu consumidor e saibam o que faz parte do seu cotidiano, aproximando o consumidor e fazendo-o ir muito além do que só curtir a fan page da marca.
A experiência de compra tem como principal objetivo a venda. Proporcionar um momento único e que surpreenda o consumidor induz ele a comprar mais e mais vezes, além de indicar a marca para outras pessoas.
Alguns elementos são importantes para oferecer oportunidades de experiências satisfatórias aos consumidores, são eles: visual e design da loja, marketing sensorial, interação entre equipe da loja, consumidor e produto/serviço, variedade de produtos, pós-venda, treinamento e motivação da equipe para que o atendimento seja diferenciado e acima de tudo a construção um relacionamento singular e fidelizado com os clientes.
Em um mercado cada vez mais competitivo e com ofertas semelhantes, a experiência proporcionada ao cliente é o grande diferencial. Um cliente que tenha uma experiência de marca ruim, dificilmente voltará a comprar e já um cliente que teve uma boa experiência, com certeza irá adquirir o produto novamente e indicará a marca a outras pessoas.
O consultor de moda Giovanni Sartori abordou esse tema durante a sua palestra no Encom 2017. Podemos acompanhar o seu conceito no breve trecho do vídeo.
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