19/10/2017

Fotografia: A Linguagem Universal

Por Fernanda Vieira, Sabrina Santos e Sabrina Stringari

Dizem que a fotografia é uma linguagem universal, pois não é preciso saber uma língua para decifrar o que está sendo comunicada. Através de uma foto é possível captar com apenas um olhar toda a sua essência e seu significado. Essa é uma das mágica que está inserida na área da propaganda: trazer sensações á você através de um simples click! Vamos compartilhar um pouquinho do nosso universo publicitário.


Para realizar uma campanha publicitária é necessário passar por etapas até seu resultado final, sendo a primeira delas o recebimento do briefing, onde ali recolhemos as informações necessárias para iniciar o projeto

Em 2015, na disciplina de Redação 1, ministrada pelo professor Luís Augusto Zillmer Cardoso no segundo semestre, recebemos o seguinte briefing: fazer uma propaganda da Jontex, onde conscientize as pessoas a utilizarem camisinha. Aí chegamos a uma segunda etapa: a hora de botar a mente para funcionar, a realização do Brainstorm, ou “tempestade cerebral”, que é o momento de criar ideias para a campanha.

Escolhemos utilizar um produto que é pouco divulgado na mídia, a camisinha feminina. Produto que tem a mesma qualidade que as camisinhas masculinas, mas por questões culturais não são propagadas. A maior dificuldade deste projeto foi captar o produto na mão da modelo, pois não tínhamos a camisinha correta para realizar a foto. Por meio do photoshop desenvolvemos a camisinha feminina, para poder levar a ideia adiante.

Escolhemos capturar a foto em uma sala de aula pois a ideia conquistar o público jovem, para que assim criasse um ambiente seguro e respeitável.

O resultado da manipulação da imagem não prejudicou na credibilidade da fotografia, que conseguiu comunicar que uma mulher inteligente anda sempre prevenida, frase utilizada no título da campanha. O resultado atendeu as expectativas e é motivo de orgulho para as alunas que participaram do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário