Por Israel Moreira e
Sarah Aimê de Borba
O natal é uma data comemorativa de
vital importância para o ecossistema da economia brasileira, mas o natal tem sua
imagem muito ligada à grande concorrente do Guaraná Antártica, a Coca-cola.
No Brasil temos a variável que dá ao Guaraná uma boa vantagem, o natal brasileiro acontece em pleno verão e o Guaraná já consegue usar uma comunicação que engaja seus consumidores usando temáticas tropicais e tipicamente brasileiras, enquanto a Coca-cola foi criada nos Estados Unidos lugar onde o natal é comemorado na estação do inverno com direito a neve em alguns lugares, por isso na referência do bom velhinho que temos ele aparece com toca e roupas de frio, enquanto no Brasil a figura do Papai Noel não exerce tanta influência como em outros países.
No Brasil temos a variável que dá ao Guaraná uma boa vantagem, o natal brasileiro acontece em pleno verão e o Guaraná já consegue usar uma comunicação que engaja seus consumidores usando temáticas tropicais e tipicamente brasileiras, enquanto a Coca-cola foi criada nos Estados Unidos lugar onde o natal é comemorado na estação do inverno com direito a neve em alguns lugares, por isso na referência do bom velhinho que temos ele aparece com toca e roupas de frio, enquanto no Brasil a figura do Papai Noel não exerce tanta influência como em outros países.
A Coca-cola foi responsável por
criar a imagem icônica do Papai Noel,
inclusive com suas cores, também gerou mais personagens que somaram à marca,
como a família de ursos polares, e também o comboio de carretas da Coca-cola.
A estratégia do Guaraná Antártica é apostar no fato de
ser feita a partir de uma fruta típica do Brasil e em termos de verão a marca
ter mais relação que sua concorrente, daí a proposta de um tom de voz na
comunicação mais brasileiro, como a marca já tem comunicado no mercado.
A idéia
Será desenvolvida uma campanha que
iniciará em 01/12/16 até o dia 23/12/16,
esta terá o conceito #GUARANATAL, na
qual a ação objetiva gerar engajamento e viralidade na rede para aumentar o share of mind da marca no período de final
de ano.
A ação acontecerá a partir da
idéia já difundida na cultura ocidental onde as crianças escreviam cartinhas ao
Papai Noel dizendo o quanto tinham sido boazinhas durante o ano provando que
mereciam o presente, nesta mesma mecânica as pessoas precisam escrever à marca
lhe dizendo o porquê elas merecem ganhar um presente.
O Guaraná usará as redes sociais
para divulgar e aplicar ações da campanha, Instagram e Twitter serão os meios de divulgação, Facebook será o meio onde
as pessoas escreverão suas cartas usando a hashtag
#GUARANATAL, então a marca premiara o fã que fizer o post mais curtido com um ano de Guaraná Antártica Grátis.
Ações
A partir do dia 01/12/16 a marca
divulgará oficialmente campanha, em formato de vídeos curtos no seu perfil no Instagram,
posts com carrossel de imagens e CTA para o regulamento no hot site, além de moments durante
todo o período de campanha reforçando-a para cooperar com o engajamento dos
fãs.
A freqüência será de 3 posts por semana,
o primeiro na quarta-feira as 16h, o segundo na sexta-feira as 16h e o terceiro
no domingo as 19h, de acordo com a ordem da data de publicação será um formato
diferente, imagem, carrossel de imagens e vídeos curtos, todos os posts terão
de conter descrição e hashtags e um Call
to action para o hot site.
No Twitter as ações acontecerão
nos mesmos dias e com a mesma mecânica, porém respeitando os limites da
plataforma de quantidade de texto.
A grande função das plataformas é
divulgar, assim como o Facebook, porém este terá outra função de receber os
posts dos fãs com suas cartas.
O prazo de escrita do post para os
fãs é propositalmente até o dia 23/12/16, pois assim a marca pode dar o
presente de natal ao fã no dia 25/12/16.
O post do fã tem de conter um
texto com o mínimo de 500 palavras, e a hashtag desenvolvida, #GUARANATAL, e a
maior popularidade em likes para
levar o prêmio, um ano de Guaraná Antártica Grátis. Onde o fã poderá retirar um
voucher oficial da marca lhe
conferindo o direito de retirar seus refrigerantes pelo tempo determinado.
Objetivo
O resultado esperado pela marca é
aumentar suas vendas assim como o engajamento com seu target, além de encontrar
um bom posicionamento de natal para usar em futuras ações anuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário