Esse "post guia" tem a finalidade de organizar as produções desenvolvidas pelos acadêmicos no semestre. Ela não pode ser editada pelos alunos, apenas pelo professor.
Os detalhes (normativas e padronizações) sobre as postagens devem ser conferidas nesse Tutorial. Leia ele antes de fazer qualquer postagem e acesse em caso de dúvidas quanto as normativas do texto. As atividades no Blog devem ser realizadas em trios, de livre escolha dos alunos. Duplas dinâmicas e lobos solitários não serão aceitos!
Lembro que a aula não é em EAD! É necessário que os integrantes da equipe trabalhem em sala. Caso um dos membros esteja ausente no dia da entrega da atividade, resultará em falta no diário e a perda de um ponto no exercício, do aluno faltante, como penalidade.
As equipes que não terminarem essa atividade em sala devem publicar o post mesmo assim, no final do texto coloquem um parágrafo dizendo: "continuamos o post na próxima aula". Assim saberei em que "pé" esta o ritmo de produtividade.
#Postagem_01 [Deadline 05/10]: "Fotografia", iniciaremos os trabalhos no blog com essa atividade, que visa "digitalizar" a passagem dos alunos na disciplina de fotografia do curso. Ou seja, usem uma foto que já tenham desenvolvido na disciplina de fotografia, não precisa produzir algo novo exclusivo para essa atividade. A memória é um elemento importante para o curso de Publicidade & Propaganda da Fameg ao longo dos anos de existência. As equipes devem escolher uma imagem que represente essa disciplina, a postagem deve ser desenvolvido sobre a imagem, buscando o máximo de informações que conseguirem.
Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres (com espaço). Para essa postagens usaremos tag/marcador "fotografia". E nada mais além dela.
#Postagem_02 [Deadline 19/10]: As equipes deverão utilizar uma peça de áudio desenvolvida pelo curso ou gravar algum áudio do rádio local (qualquer um que julgarem conveniente para desenvolver o post). Usem o smartphone para gravar, a qualidade da gravação não está sendo avaliada. Com isso deverá ser elaborado um texto com 1.800 caracteres (com espaço). Não esqueça de utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos. Para essa postagem usaremos as tags: programete, jingle ou spot (de acordo com as características do arquivo).
Atenção:
1) O arquivo de áudio deve ser upado no Soundcloud, cada equipe deve criar sua própria conta na plataforma. Não usem o login do #GaloFAMEG!
2) Dentro do Soundclound cada equipe deve completar os seguintes campos: descrição do arquivo (com uma parte do texto desenvolvido na postagem); tags pertinentes ao tema; habilitar o download do arquivo; usar uma imagem para ilustrar. Por último, após o texto das equipes, dentro da descrição do Soundcloud, coloquem esse texto:
"Esse áudio tem única e exclusivamente a finalidade acadêmica, sem nenhum interesse comercial, político ou social. Eles foram desenvolvidos em caráter experimental, para testar diferentes técnicas de elaboração e execução. As vozes que compõem a produção, em sua maioria, são de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Fameg que no decorrer da graduação liberavam sua criatividade na frente dos microfones".
3) Tragam fones para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.
PS: Se o aluno já tiver conta no Hulkeshare pode utilizar essa plataforma para postar no blog.
#Postagem_03 [Deadline 09/11]: Nesse post utilizem algum vídeo do seu canal pessoal do YouTube. Caso nenhum dos alunos das equipes tenha, devem criar um canal e produzir um pequeno vídeo (podem aproveitar algum do seu Snapchat ou Instagram). Não para usem vídeos de outros canais ou da web, lembrem do que falamos sobre direitos autorais. Não usem o Canal do #GaloFAMEG do YouTube, cuidado para não se confundirem ao logar na plataforma. Não importa o teor do vídeo, nosso objetivo é explorar os recursos avançados do seu canal. Não esqueça de ir ajustando a postagem anterior conforme orientação do professor descritas logo abaixo nas "Relação das equipes + Feedback das atividades".
Detalhes da atividade:
- Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres (com espaço); falando sobre o vídeo em si ou algum assunto relacionado a ele. Para essa postagens usaremos tag "Vídeo" no blog e nada mais além dela.
- Preencher todos os campos do vídeo dentro do YouTube: nome coerente do vídeo, descrição (podem usar parte do texto da postagem do blog), tags, geolocalização e etc.
- Colocar no vídeo um box com link para outro vídeo pertinente a temática que abordarem;
Atenção: Tragam FONES para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.
#Postagem_04 [Deadline 16/11]: "VirouCase" - utilize algum case de empresas em mídia digital que tenha obtido sucesso e relevância na sua propagação dentro das redes sociais virtuais. O case precisa ter interatividade e ter chamado a audiência (pessoas engajadas) para uma ação no meio digital. Cuidado: não é um meme; não é um vídeo / app / game que bombou de acesso ou viralizou; não é um flash mob; não é uma postagem com muitas curtidas e comentários! É uma ação arquitetada com a participação ativa de fãs no ambiente digital. Os fans (audiência) devem ter participado da campanha de maneira ativa: respondendo perguntas, mandando fotos, fazendo paródias e etc.
Elaborar um texto com 1800 caracteres (com espaço) contextualizando a escolha e fornecendo todos os detalhes da campanha; utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos.
Atenção:
- O case tem que ser no meio digital! Logo, as ações devem ser contextualizada dentro do espaço tempo de conectividade que vivemos. Usar um case clássico, anterior ao ano de 2001, fica fora do contexto e não nos interessa.
- Não pode ser utilizado nenhum dos 24 cases já usados no blog, aqui você confere a "black list" (note que é preciso ir até as postagens mais antigas para visualizar a listagem completa). Use e abuse da "caixa de pesquisa" do blog (canto superior direito da barra lateral) para conferir se o seu case não esta sendo repetido.
- Para essa postagem usar a tag: VirouCase. Articulem com os colegas de classe para não repetirem o mesmo case. Assim que definirem o case que será trabalhado, coloquem no quadro para compartilhar com os colegas presentes em sala.
OBS: Não esqueça de ler o feedback das suas postagens anteriores na relação das equipes abaixo e façam as alterações conforme orientados. Cada semana que as melhorias não são executadas a atividade perde um ponto!
Detalhes da atividade
a) O plano de ação deve contemplar no mínimo dois elementos ilustrativos midiáticos na postagem, tais como: foto, áudio, ou vídeo. Para facilitar o entendimento do leitor e do professor.
b) As estratégias da campanha devem integrar no mínimo duas redes sociais digitais, a equipe tem liberdade de escolher elas: Twitter, Periscope, Facebook, Linkedin, Instagram, Swarm, Waze, Pinterest, YouTube, Vine, Blog, Tumblr, Snapchat, WhatsApp, Tinder, Happn, Google Plus e etc
c) Em todos os canais devem ser usados:
- links encurtados (o link não precisa ser real, apenas para ilustrar sua utilização);
- tags e exemplos de textos que serão publicados (se vou usar o Facebook, faço um exemplo do texto que seria postado e assim por diante e cada rede social que escolherem);
- detalhem: o período da campanha, a quantidade de postagens que será feita por dia, os horários que elas serão realizadas, um exemplo de imagem que será usado (ou sua descrição para ajudar a ilustrar a ideia).
d) O post deve ter no mínimo 2500 caracteres (com espaço), relatando os detalhes de como será a ação em cada rede social, passos de criação e aplicação da campanha. Lembre-se de usar todas as dicas e técnicas aprendidas durante a disciplina, o tutorial de postagens vai ajudar!
e) Podem usar imagens ilustrativas ou vídeos semelhantes para ilustrar o post. Alguma imagem que lembre ou ajude visualizar as suas ideias (lembrem de nomear o arquivo de forma correta como visto na primeira postagem do blog). A tag que usaremos com marcador dessa postagem será "campanha".
Os cases escolhidos na postagem anterior forneceram bons exemplos sobre o que costuma cair nas graças do público.
Relação das equipes + Feedback das atividades
Aline Bachmann, Andreia dos Santos e Valéria Candido da Silva
1) Sobre Fotografar - OK
2) Fala rádio, que eu te escuto - OK
3) A essência de um bom trabalho - OK
4) Meu amigo Pet, e o aplicativo para passeio - OK
5) Meu amigo cão - OK
Altair A. Zimmermann Jr, Janaína Carla de Andrade e Sabrina Candido Delphino
1) Muito mais que uma Foto! - OK
2) O Rádio não está morto - OK
3) Uma Aventura em Rios dos Cedros - OK
4) Pergunta de Ouro - OK
5) Aqui estou Feliz, fazendo alguém feliz - OK
Alexsandro Stephani, Emelynn Loïse Espindola e Fábio Oliveira
1) Fotografia Publicitária na sala de aula - OK
2) A importância da conscientização sobre os deficientes físicos - OK
3) Campanha de lançamento Encalhados.com - OK
4) Alô Grazi - O telefone que virou case - OK
5) Campanha de natal Studio FM - OK
Bruna Carvalho, Érika Castagna e Mylena Osatchuk de Souza
1) Fotografia publicitária: Desafios de uma reprodução - OK
2) Como contar uma história de forma criativa - OK
3) O vídeo institucional de terror - OK
4) O que você faria por um sorvete? - OK
5) Promoção - Seja Fitness com Nesfit - OK
Camila Schrauth, Juliana Fischer e Tahyana Reali
1) Sobre um trabalho de fotografia - OK
2) A história por trás de um anúncio de Rádio - OK
3) Um filme de terror que se tornou realmente assustador - OK
4) WhatsCook – Hellmann’s no Whatsapp - OK
5) Campanha Sujeira do Bem OMO - OK
Camila Stinghen, Jelson Cleber e Meiry Müller
1) Fotografia - Aprender é divertido - OK
2) Garoto Promocional Copa 2014 - OK
3) Duas Rodas - Vídeo Institucional - OK
4) Sonho de Valsa - Surpreendendo casais - OK
5) Uniasselvi - Construa a sua própria história - OK
Caroline Dal Santo, Felipe Ewald Kniess e Jennifer Vanessa Lembeck
1) Espaço e equipamentos para aula de fotografia! - OK
2) Produção de Spot para Alakazoo - OK
3) Produção de vídeo publicitário - OK
4) Case - Our food, your questions! - OK
5) Campanha Bob´s e Wesley Safadão! - OK
Eduardo Klemtz, Fernanda Fanton e Tiago Luís Deretti
1) Desafio aceito: vamos reproduzir um anúncio publicitário! - OK
2) Spot promocional para a linha Dove Solar - OK
3) Making off do vídeo "Rótulos" - OK
4) Starbucks pelo mundo: um exemplo bem-sucedido de case em mídias digitais - OK
5) #MeuTeaserNaNetflix - OK
Israel Moreira e Sarah Aimê de Borba
1) A importância das cores para a fotografia publicitária - OK
2) Gravação de áudio para a matéria de produção em RTV - OK
3) Comercial para o Spotify - Produção em RTV - OK
4) [Case] Amigo do melhor amigo - OK
5) [Planejamento ] #GUARANATAL Antártica - OK
Izabella Cristina, Lucas Martins e Wilson Jordan
1) A Branca de Neve versão publicitária - OK
2) Dipagro, a historia do spot - OK
3) Pericó, sabor e amor - OK
4) O seu R$ 1,50 nunca valeu tanto - OK
5) Coca-Cola vem sentir esse sabor - OK
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