O futebol é o esporte mais amado e mais prestigiado no Brasil. Apesar de algumas pessoas no país alegarem que o esporte não contribui de forma significativa para a nação, isso não tira a paixão de mais de 100 milhões de brasileiros em ver a bola rolando pelos gramados.
Indo na contramão desta opinião de inutilidade do futebol, a agência Ogilvy do Brasil desenvolveu uma ação para o time Sport Clube do Recife relacionada à doação de órgãos. Não parece, mas este assunto ainda é um tabu, e muitas famílias não querem doar os órgãos de um parente querido que se foi. Observando esta dificuldade, foi criada a campanha “Immortal Fans”.
A ação foi baseada em três pontos fundamentais: o amor enlouquecido dos torcedores pelo Sport, a necessidade de doadores para reduzir a fila de espera e o engajamento através das redes sociais e do aplicativo desenvolvido exclusivamente para esta campanha.
A dinâmica da campanha foi a seguinte: o torcedor solicitava o seu cartão de doador, podendo retirá-lo indo ao próprio estádio, pelo correio ou pelo aplicativo Doador do Sport na fanpage do time, deixando sua família ciente de que seus órgãos seriam doados.
A campanha movimentou a página, foram milhares de compartilhamentos, curtidas e marcações minutos após o lançamento da ação. As pessoas se empenharam em participar e também em convidar amigos e familiares a aderirem. O sucesso de tudo isso pode ser visto no signiticativo aumento de doadores inscritos em todo o estado de Pernambuco.
O resultado desta ação foi surpreendente: de acordo com a Central de Transplantes de Pernambuco, principal beneficiada pela ação, quase 1.700 pessoas tiveram suas vidas salvas por transplantes em 2012, ano em que a campanha foi criada. Mais de 51.000 torcedores se declararam doadores de órgãos, aumentando em 54% o número de doações em 2013, ano em que a campanha atingiu seu ápice. As filas de espera por coração e por córneas foram zeradas.
No campo da publicidade, a ação também rendeu bons frutos: no Festival Cannes Lions de 2013, a campanha conquistou premiação máxima na categoria “Promo”, uma medalha de ouro na categoria “Relações Públicas” e uma medalha de prata na categoria “Marketing Direto.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário