25/04/2016

Fotografia publicitária por trás das câmeras: da ideia à produção de um anúncio de Dia dos Namorados

Por Gabrielle Preto Kohler e Marielena Villwock


Desenvolver uma fotografia publicitária exige cuidados com pequenos detalhes, que pedem organização e planejamento, para que a fotografia do produto expresse o intuito e ideia que se deseja passar. É necessário lembrar que a fotografia publicitária deve despertar o desejo e a atenção de quem a vê, causando impacto para com o público.

Estas técnicas foram desenvolvidas na disciplina de Direção de Arte, onde se buscou realizar a fotografia de um produto alimentício, colocando em prática as orientações de fotografia publicitária aprendidas e suas aplicações em campanhas publicitárias.


Com este objetivo, a foto desenvolvida teve como base a calda de chocolate, produto de difícil manuseio, sendo que é líquido e não aderente. A foto foi utilizada em um anúncio de Dia dos Namorados da Cacau Show, com a função de representar a doçura do amor, bem como que o chocolate é o presente ideal para celebrar a data a dois.

Para a produção da imagem da campanha, utilizou um prato de porcelana branca como base, calda de chocolate para desenho de um casal apaixonado e confetes em formato de coração para compor o cenário da fotografia. Além da escolha minuciosa dos itens utilizados, atentou-se ainda para a iluminação do estúdio e ajustes de câmera, a fim de valorizar os produtos e transmitir de forma visual a mensagem da campanha.

Durante o processo de produção e pós-produção, alguns desafios foram enfrentados, como desenho com a calda, escolha do melhor ângulo de visão, limpeza de resíduos de chocolate no prato e manter a originalidade da calda de chocolate.

Por fim, a fotografia produzida foi aplicada ao layout da campanha, criando sintonia com o conceito, transmitido e cumprindo seu objetivo de completar o enunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário