A cor é um elemento determinante na publicidade porque é um estímulo inconsciente, ou seja, mesmo visto rapidamente conseguimos identificá-lo no meio de palavras.
Aqui vamos apresentar o significado das cores primárias na publicidade.
Vermelho: desperta a atenção e é chamativo. Expressa urgência, e por isso é utilizado em publicidade de liquidações de lojas. Combinado com a cor amarela, transmite a ideia de apetite; por este motivo vemos estas cores juntas em restaurantes e redes de fast food.
Amarelo: traz a ideia de criação, comunicação, alegria, animação e entretenimento. Também causa dispersão ou sugere luminosidade, tudo depende de que forma é utilizado. Por ser uma cor vibrante, é usada em placas de trânsito e em vitrines de lojas.
Azul: lembra serenidade, tranquilidade e água, que consequentemente nos associa à ideia de limpeza. Em tons escuros traz segurança, poder, sucesso e confiança. É utilizado em anúncios que caracterizam frio e em alguns logotipos e logomarcas de empresas de tecnologia.
Dessa forma, aprendemos na prática a importância fundamental das cores no mundo da publicidade, visto que cada cor nos remete a um sentimento ou sensação. Assim, ampliamos nossa visão em relação à fotografia publicitária e aperfeiçoamos nossa percepção de mais um elemento essencial dentro da área de publicidade e propaganda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário