25/04/2016

Significado das cores primárias na publicidade

Por Grace Lara Barros e Laís Fernanda de França

No segundo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da FAMEG iniciamos as aulas de Fotografia com o professor Raphael Gunther. O primeiro trabalho ao qual ele nos orientou foi o de fotografar cores. A primeira parte do trabalho foi livre; fotografamos o que queríamos relacionado a cor. Levamos as fotos impressas a ele, que nos deu um direcionamento para aprimorarmos nosso olhar a fim de conseguir criar uma identidade própria através da captura específica de cores.

A cor é um elemento determinante na publicidade porque é um estímulo inconsciente, ou seja, mesmo visto rapidamente conseguimos identificá-lo no meio de palavras.



Aqui vamos apresentar o significado das cores primárias na publicidade.

Vermelho: desperta a atenção e é chamativo. Expressa urgência, e por isso é utilizado em publicidade de liquidações de lojas. Combinado com a cor amarela, transmite a ideia de apetite; por este motivo vemos estas cores juntas em restaurantes e redes de fast food.

Amarelo: traz a ideia de criação, comunicação, alegria, animação e entretenimento. Também causa dispersão ou sugere luminosidade, tudo depende de que forma é utilizado. Por ser uma cor vibrante, é usada em placas de trânsito e em vitrines de lojas.

Azul: lembra serenidade, tranquilidade e água, que consequentemente nos associa à ideia de limpeza. Em tons escuros traz segurança, poder, sucesso e confiança. É utilizado em anúncios que caracterizam frio e em alguns logotipos e logomarcas de empresas de tecnologia.

Dessa forma, aprendemos na prática a importância fundamental das cores no mundo da publicidade, visto que cada cor nos remete a um sentimento ou sensação. Assim, ampliamos nossa visão em relação à fotografia publicitária e aperfeiçoamos nossa percepção de mais um elemento essencial dentro da área de publicidade e propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário