25/04/2016

Reproduzir uma foto com o coração, não é tão fácil o quanto parece para Toscani

Por Daiane Caroline Milnitz e Gabrielle Laiz de Oliveira.

Tivemos uma atividade proposta em sala de aula pelo professor de fotografia, em que teríamos que escolher uma das fotos de Oliviero Toscani, produzida para Benetton para reproduzirmos fielmente. Uma das marcas mais importantes dos anos 90. A foto escolhida produzida por Oliviero Toscani contém três corações “humanos”, escritos respectivamente: white, black e yellow. A foto foi considerada na época “um tapa na cara” da sociedade, pois  em uma época onde o racismo estava em alta, expor de forma tão clara que todos somos iguais por dentro e de uma forma tão chocante foi extremamente  impactante.



A escolha foi baseada justamente porque nos identificamos com o conceito passado neste anúncio, é triste pensarmos que as pessoas ainda hoje são discriminadas e muitas vezes humilhadas pela cor da pele. Vivemos ainda em um mundo em que a quantidade de melanina que cada um possui na pele é mais importante do que seu caráter. Pensar que esta foto foi produzida nos anos 90, ou seja, há mais de duas décadas e esse pensamento ignorante ainda vive na sociedade.

A produção da foto foi complicada, pois tivemos que achar corações de boi, como foi usado na imagem real, o que não conseguimos fazer, então usamos corações de porcos os que seriam mais aproximados possíveis. Na hora de produzir a foto conseguimos perceber a dificuldade de realizar o trabalho, usamos artimanhas como palitos de dente para ajeitar a posição do coração, nossa equipe forrou o fundo infinito do laboratório de fotografia para não manchar com sangue, o que seria bem notável já que o fundo era totalmente branco. A luz usada para tirar a foto para fazer a sombra necessária, aquecia o coração, e nesse momento vinha nosso desespero, pois começava a sangrar, precisávamos ser ágeis e ao mesmo tempo, cautelosas. Nos dedicamos ao máximo. Por fim, foi feita realmente com o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário