25/04/2016

O nascimento da Branca de Neve da Fameg

Por André Marques

A ideia era reproduzir um anúncio de revista através de uma fotografia, o objetivo primário do exercício foi atentar-se á iluminação e o secundário ser capaz explicar em detalhes como a imagem foi construída (cenário, modelo, técnicas de edição etc). Após cerca de 1 hora de pesquisa na internet e em revistas, reduzimos nosso leque para 04 anúncios. Dentre esses quatro, o anúncio escolhido foi a Branca de Neve da O Boticário, composto por um céu azul no fundo e uma modelo de expressão séria, caracterizada como a personagem da Disney, com uma maçã a ser oferecida para ela, assim como na história original, e usando o slogan “você pode ser o que você quiser”.

Anúncio original: Branca de Neve, por O Boticário


De início tudo parecia muito simples: utilizar uma mulher do grupo na atividade para ser a modelo, caracterizá-la como Branca de Neve, inserir no contexto do anúncio escolhido e dar os toques finais em programas de edição de imagem. Parecia simples, parecia.

Conseguir o figurino não foi problema. Agora, nossa modelo, Juliana Fischer, é muito bem conhecida pela sua habilidade que a impede de se manter séria quando é necessário. Não fosse por esse detalhe 20 minutos teriam sido poupados, uma vez que segurar a expressão quase séria da moça para fazer a fotografia não foi uma tarefa fácil. Na sequência foram necessários ajustes na roupa, que tinha alças um pouco mais acima de um lado que do outro. Iluminação, já que além de uma fotografia, a composição como um todo foi construída em etapas com o auxílio de programas de manipulação de imagem, e simetria da imagem, uma vez que o cabelo da modelo estava maior de um lado do que no outro, diferente da imagem original. Bem como maquiagem e expressão do rosto, que estava tudo, menos séria. O resultado foi bastante satisfatório.

Imagem produzida pelos alunos do curso de Comunicação Social

Por fim, concluímos que a atividade mencionada contribuiu de maneira substancial para os conhecimentos do grupo acerca do tema. Foi possível descobrir através do exercício que uma imagem, por mais simples que pareça, é fruto de diversos estudos, entre eles o de iluminação, e é produzida com equipamento adequado após uma série de tentativas e erros, para então receber os ajustes via Adobe Photoshop e Lightroom até chegar ao produto final: a imagem que vemos no anúncio.

Um comentário:

  1. Olá, vocês ainda teriam este fundo com as nuvens salvo? Terei que reproduzir esta mesma imagem e não estou encontrando um fundo com nuvens bonito e próximo ao do anúncio. Se ainda tiverem o arquivo poderiam enviar ao meu e-mail?
    patriciaak@mx2.unisc.br
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir