28/11/2015

Vem pra rua

Por Rodrigo Rother e Thiago Lehmann


Fiat cria a rua como a maior arquibancada do Brasil, apresentou sua plataforma de comunicação, Vem Pra Rua, inspirada na celebração brasileira e a emoção gerada nos grandes eventos esportivos. O projeto foi considerado o maior investimento da Fiat até 2013 e fez parte da comunicação da marca até o final de 2014.


 A fabricante de carros não era anunciante oficial da Copa das Confederações, mas queria  uma campanha para embarcar no clima que o país começaria a viver a partir da Copa das Confederações de 2013. O objetivo era criar um clima de festa, chamando o torcedor pra rua. O "filme" criado pela Agência Fiat/ AgênciaClick Isobar e Leo Burnett Tailor Made, teve como objetivo gerar um engajamento entre os brasileiros, incentivando-os a irem às ruas torcer pelo Brasil.

 A agencia tinha um briefing: “queremos um jingle hit” e um das frases chave era “vem pra rua” e “a rua é a maior arquibancada do brasil”. a ideia da campanha era bacana e repercutiu o pais inteiro de uma forma extraordinária agregando a musica e o clima de ir pra rua junto com os protestos formados por estudantes o refrão cantado pela banda Rappa, ganhou um tom militante e virou hino nas manifestações, o hit chegou à boca do povo e tomou conta das ruas do país.

Apesar da composição fazer parte de uma campanha publicitária, em nenhum momento a marca é citada, fato que contribuiu para a sua popularização. Versos como “Vem pra rua e Porque a rua é a maior arquibancada do Brasil” foram cantadas por manifestantes nas ruas em vários atos organizados pela internet. Montagens de fotos e vídeos do protestos tem usado a canção como trilha sonora. A hashtag “#vemprarua” foi muito utilizada para divulgar imagens e informações a respeito dos protestos. Porém a  música não pode ser tocada nas rádios, por causa do contrato. Sobre o uso da música nos manifestos, João Ciaco, diretor de marketing da Fiat, disse que "a música não é mais da Fiat, é das pessoas"

Pessoas Gritando "Vem pra rua",

 O site www.vemprarua.net também publica

Veja algumas celebridades utilizando a comunicação "vem pra rua" para protestar

Nenhum comentário:

Postar um comentário