23/11/2015

Um vídeo sem cortes

Por Bruna Rebelato e Ingrid Tonon


LipDub (“dublagem de lábios” em inglês) consiste em produzir um vídeo, sem cortes, normalmente feito por um grupo de pessoas, muitas vezes no interior de instituições de ensino, com uma música de fundo para conduzir, sendo o áudio original colocado durante a edição do vídeo.


Este tipo de vídeo é uma febre da era da Web 2.0 que se tornou popularmente conhecido a partir da segunda década de 2000, devido ao grande número de acessos em sites públicos de compartilhamento, como o YouTube ou Vimeo.

Na Europa, este formato de vídeo ainda é bastante utilizado. Aqui no Brasil, a febre está esquentando e já até aconteceu o Festival Nacional de LipDub, podemos conferir alguns dos vídeos feitos por acadêmicos no ano de 2012, no canal do festival. A nós acadêmicos de Publicidade e Propaganda da Uniasselvi Fameg, foi dado um trabalho proposto pelo professor Jean da Silva, da disciplina de Novas Tecnologias, com o intuito de divulgar nosso curso com criatividade. Então, tivemos a ideia de produzir um vídeo com base no formato LipDub.

Para realizar a produção do vídeo, pesquisamos alguns tutoriais na internet, usamos como inspiração o efeito sem cortes, mas não utilizamos da ideia principal da técnica, que seria a dublagem de lábios.

O objetivo da nossa peça era divulgar o curso de Publicidade e Propaganda da instituição Uniasselvi Fameg, animar e despertar interesse nos futuros acadêmicos que iniciarão seus estudos no próximo semestre.

Durante a realização da produção do vídeo, percorremos os corredores da instituição, pelo bloco E onde ficam as principais salas utilizadas pelo nosso curso, como o laboratório de áudio, estúdio de foto e vídeo. Procuramos mostrar que a faculdade é bem equipada para aulas práticas, e nos disponibiliza suporte para um bom aprendizado nos dando qualificação para o mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário