26/10/2015

Trabalhando com os conceitos da Helvetica

Por Aline Romig e Jayne Araújo

Peça elaborada (Por Aline Romig)
Uma divisora de opiniões. Famosa entre designers e os profissionais da área de criação, já deu muito o que falar quando o assunto é marcas e peças publicitárias. Podemos denomina-la como clássica, com muita história pra contar.
Há alguns semestres atrás, assistimos a história de como surgiu essa fonte que provoca as mais variadas emoções nas pessoas. A partir desse documentário, tivemos que elaborar uma peça fantasma que seria usada como capa para o mesmo. O que não foi tarefa fácil, pois além de ser uma fonte com mais de cinquenta anos, nosso objetivo era criar algo que fosse sofisticado e elegante, como a HELVETICA.

Depois de alguns brainstorms, noites em claro e muitas ideias que não nos agradaram, finalmente criamos algo que se encaixava perfeitamente com o nosso objetivo inicial. Optamos por uma peça onde o nome HELVETICA seria formado com o nome das marcas que são escritas a partir desta fonte. Para que ficasse sofisticado e elegante, usamos apenas cores neutras (preto, cinza e branco), dessa forma a peça adquiriu um visual mais limpo e conferindo a personalidade própria da fonte. Dividimos a palavra em três linhas e alinhamos à direita, mais ao final da página.

A diagramação foi complicada, pois não queríamos deixar o contorno da letra aparecendo, nossa ideia era que as marcas fossem alinhadas e formassem a palavra corretamente. Foram algumas horas para deixar tudo certo e legível. Outra dificuldade foi com o tamanho. Como dividimos a palavra, as três linhas tinham que se encaixar.

No final deu tudo certo, nosso trabalho superou nossas expectativas. Com toda certeza aprendemos muitas coisas com esse trabalho. Uma delas, acredito que vamos levar pra sempre conosco, já dizia  Dieter Rams: “ menos é mais “. E realmente é. Minimalismo nos detalhes deixa tudo mais clean e menos poluído.

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