19/10/2017

Uma Câmera Muito Boa

Por Emanuella Gadotti, Keythe Rueckert e Thamy K. Santos

Certo dia ouvi um profissional de fotografia se queixando de que ouvia muito "nossa, sua câmera é muito boa" de alguma pessoa aleatória que olhasse a foto na tela da câmera, enquanto ele fazia o seu serviço, ou quem nunca ouviu aquela frase famosa “o meu sobrinho faz igual”  mal sabem essas pessoas, tudo o que tem por trás da fotografia. 

Muitas profissões são desvalorizadas, uma delas com certeza é a fotografia, a maioria acha que é só clicar no botão e pronto, sua foto está feita, mas não sabem de todo o trabalho profissional que se passa em cada clique. A tecnologia, de algum modo, vem ajudando a fazer com que essa desvalorização cresça, devido a todas as opções avançadas que se pode capturar com, por exemplo, um Iphone. Tirar fotos lindas e aplicar algum efeito é fácil, saber o que você quer que aquela foto transmita é diferente.



Fotos transmitem emoções, você a captura com a intenção de transmitir algo, de memorizar um acontecimento, de marcar um momento único, de deixar a sua marca, algo que muitas pessoas hoje em dia deixam de ver. Este é outro ponto importante, ver, saber ver uma fotografia faz toda a diferença, comparando com os olhos de alguém que simplesmente "olha". 

No ramo da fotografia publicitária, passamos por desafios diferentes em cada briefing recebido, afinal, a foto deve estar perfeita para passar a mensagem que a empresa quer transmitir, como sentimentos, momentos, reflexões, entre outros. É por isso que cada detalhe importa, a luz, a sombra, o contraste, as cores, as peças, a modelo, o enquadro até o trabalho final, com a junção de tudo. Então, caso você tenha se identificado com a expressão “é só clicar no botão e pronto” passe a olhar de um modo diferente, pensar diferente, aprender, valorizar a arte, que você possa achar fácil, mas na verdade, é você quem não sabe ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário