19/10/2016

Como contar uma história de forma criativa

Por Bruna Carvalho, Érika Castagna e Mylena Osatchuk de Souza



Trabalho desenvolvido na disciplina de Sistemas Brasileiros de Comunicação, matéria do primeiro semestre do curso, com a professora Ana Maria Iensen Neves. O trabalho proposto era que cada equipe ficasse com uma década da história da rádio, para entendermos um pouco sobre as evoluções que a mesma passou, desde o seu começo até os dias atuais, e fazer uma apresentação que fugisse do comum, ou seja, que não fosse apenas uma apresentação de slides, o intuito era usar a criatividade.



Ficamos com a década de 60, então optamos por passar o próprio tema para a prática, gravando as informações necessárias por uma das integrantes do grupo. O trabalho se desenvolveu em etapas, sendo feito primeiro uma pesquisa geral sobre o assunto e selecionando assim os acontecimentos mais importantes para a rádio na década escolhida, em seguida foi feito resumo para não ficar muito extenso e cansativo e então passamos para a última parte, a gravação.

A aluna Érika Castagna que já trabalha em uma rádio a RBN FM localizada na cidade de Jaraguá do Sul, conseguiu aproveitar essa oportunidade e gravar nosso trabalho lá mesmo, ela contou com a ajuda do Emerson Gonçalves, funcionário desta rádio, ele tendo toda a experiência, fez todo o manuseio dos equipamentos e deu dicas técnicas de como falar, como dar pausas nas falas, para não ficar algo cansativo para se ouvir, depois do áudio gravado, na edição também contamos com a ajuda desse mesmo funcionário, onde ele cortou as partes que não seriam aproveitadas, e colocou alguns efeitos para se tornar mais agradável de ouvir e também para ficar com mais cara de um programa daquela época.

As apresentações foram ótimas, todas as equipes usaram de outros recursos e ninguém apresentou de uma forma “comum”, com esse trabalho podemos aprender um pouco mais sobre a riquíssima história da rádio e de como ela foi importante para a comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário