13/06/2016

#Checklist das atividades 2016/1

Relação das postagens para serem desenvolvidas
Essa postagem guia tem a finalidade de organizar as produções desenvolvidas pelos acadêmicos no semestre. Ela não pode ser editada pelos alunos, apenas pelo professor.

Os detalhes (normativas e padronizações) sobre as postagens devem ser conferidas nesseTutorial de PostagemLeia ele antes de fazer qualquer postagem e acesse em caso de dúvidas quanto as normativas do texto.



#Postagem_01: Em dupla (postagens individuais não serão aceitas) os alunos devem utilizar uma imagem produzida em alguma das disciplinas (como em fotografia por exemplo) que tiveram até o momento. Elaborar um texto com 1800 caracteres (com espaço); falando sobre a produção, a concepção da ideia, as dificuldades, as lições aprendidas com a atividade e demais assuntos pertinentes a composição da imagem utilizada na atividade. Para essa postagens usaremos tag: fotografia. E nada mais além dela. As duplas que não terminarem essa atividade em sala devem publicar o post mesmo assim, no final do texto coloquem um parágrafo dizendo que irão continuar o post na próxima aula. Assim saberei em que "pé" esta a atividade.

#Postagem_02A dupla deverá utilizar alguma peça de áudio desenvolvida durante o curso. Caso o aluno não tenha nenhuma peça gravada, como sugestão pode entrevistar um colega, com o gravador do próprio celular. Com isso deverá ser elaborado um texto com 1.800 caracteres. Não esqueça de utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos. Para essa postagens usaremos as tags: entrevista, programete, jingle ou spot (de acordo com as características do arquivo). O arquivo de áudio "embedado" na postagem deve vir logo após a assinatura do post.

Atenção:
1) O arquivo de áudio deve ser upado no Soundcloud, cada dupla de alunos deve criar sua própria conta na plataforma. Não usem o login do Galo FAMEG!

2) Dentro do Soundclound cada dupla deve completar os seguintes campos: descrição do arquivo (com uma parte do texto da postagem); tags pertinentes ao tema; habilitar o download do arquivo; usar uma imagem para ilustrar. Por último coloquem esse texto:

"Esse áudio tem única e exclusivamente a finalidade acadêmica, sem nenhum interesse comercial, político ou social. Eles foram desenvolvidos em caráter experimental, para testar diferentes técnicas de elaboração e execução. As vozes que compõem a produção, em sua maioria, são de alunos do curso de Publicidade e Propaganda da FAMEG que no decorrer da graduação liberavam sua criatividade na frente dos microfones".

3) Tragam fones para a aula, as máquinas podem não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.
PS: Se o aluno já tiver conta no Hulkeshare pode utilizar essa plataforma para postar no blog.

#Postagem_03Nesse post utilizaremos algum vídeo do seu canal pessoal do YouTube. Caso nenhum dos alunos da dupla tenha, devem criar um canal. Se tiverem um canal mas não tiverem vídeo usem qualquer vídeo de sua autoria. Não usem vídeos de outros canais, o vídeo deve ser seu! De uma forma geral, não importa o teor do vídeo, nosso objetivo é explorar os recursos avançados dentro do canal. Não esqueça de ir ajustando a postagem anterior conforme orientação do professor descritas logo abaixo.

Detalhes da atividade:
- Elaborar um texto com no mínimo 1800 caracteres; falando sobre o vídeo em si ou algum assunto relacionado a ele. Para essa postagens usaremos tag "Vídeo" e nada mais além dela.

- Preencher todos os campos do vídeo dentro do YouTube: nome coerente do vídeo, descrição, tags, geolocalização e etc.

- Colocar no vídeo um box com link convidando para se inscrever no canal ou linkar outro vídeo;

Atenção: Tragam FONES para a aula, as máquinas não tem caixinhas de som e vocês precisaram do áudio para desenvolver o texto.

#Postagem_04: "VirouCase" - utilize algum case em mídia digital que tenha obtido sucesso, relevância na sua propagação e a participação da audiência (pessoas engajadas) dentro das redes sociais virtuais por uma empresa. Cuidado: não é um meme; não é um vídeo que bombou de acesso; não é um flash mob; não é uma postagem curtida e comentada! É uma ação arquitetada com a participação ativa de fãs no ambiente digital. Os fans (audiência) devem ter participado da campanha de maneira ativa: respondendo perguntas, mandando fotos, fazendo paródias e etc.

Elaborar um texto com 1800 caracteres (com espaço) contextualizando a escolha e fornecendo todos os detalhes da campanha; utilizar as técnicas de redação online: negritos, links, itálicos, alinhamento a esquerda e espaçamento entre os parágrafos. A tag para essa postagem é: VirouCase

Atenção: 
- O case tem que se no meio digital! Logo, campanhas anteriores a era de alta conectividade (leia-se antes dos anos 2000) não nos interessa.

- Não pode ser utilizado nenhum dos 19 cases já usados no blog, aqui você confere a "black list" (note que é preciso ir até as postagens mais antigas para visualizar a listagem completa). Use e abuse da "caixa de pesquisa" do blog (canto superior direito da barra lateral) para conferir se o seu case não esta sendo repetido.

- Articulem com os colegas de classe para não repetirem o mesmo case. Assim que definirem o case que será trabalhado, coloquem no quadro para compartilhar com os colegas presentes em sala. Post repetido não será aceito.

OBS: Não esqueça de ler o feedback das suas postagens anteriores na relação das duplas abaixo e façam as alterações conforme orientados. Cada semana que as melhorias não são executadas a atividade perde um ponto!

#Postagem_05Criem o planejamento para uma marca real ou fictícia, de uma ação no meio digital que contenha "elementos de viralidade". A campanha não precisa ser materializada (não precisa criar canais de comunicação, nem criar peças da campanha), mas a ideia tem que ter viabilidade e aplicabilidade. Lembro que essa atividade é diferente da que fizemos anteriormente, eu quero aqui extrair a criatividade e todo o detalhamento da campanha por parte das duplas, em novas ações digitais.

Detalhes da atividade

a) O plano de ação deve contemplar no mínimo um elementos midiáticos ilustrativo na postagem, tais como: foto, áudio, game, aplicativo, vídeo, geolocalização e etc.

b) As ações devem integrar no mínimo duas redes sociais digitais, vocês tem liberdade de escolher elas: Twitter, Facebook, Linkedin, Periscope, Instagram, Swarm, TripAdvisor,  Waze, Pinterest, YouTube, Vine, Blog, SoundClound, Tumblr, Snapchat, WhatsApp, Tinder, Google Plus e etc

c) Em todos os canais devem ser usados:
- links encurtados (o link não precisa ser real, apenas para ilustrar sua utilização);
- tags e exemplos de textos que serão publicados (se vou usar o Facebook, faço um exemplo do texto que seria postado e assim por diante e cada rede social que escolherem);
- detalho: o período da campanha, a quantidade de postagens que será feita por dia, os horários que elas serão realizadas, um exemplo de imagem que será usado (ou sua descrição para ajudar a ilustrar a ideia)

d) O post deve ter no mínimo 2500 caracteres, relatando os detalhes de como será a ação em cada rede social, passos de criação e aplicação da campanha. Lembre-se de usar todas as dicas e técnicas aprendidas durante a disciplina, o Tutorial de Postagens vai ajudar!

e) Podem usar imagens ilustrativas ou vídeos semelhantes para ilustrar o post. Alguma imagem que lembre ou ajude visualizar as suas ideias (lembrem de nomear o arquivo de forma correta como visto na primeira postagem do blog). A tag que usaremos com marcador dessa postagem dentro do Blog será "campanha".

Os cases escolhidos na postagem anterior forneceram bons exemplos sobre o que costuma cair nas graças do público.
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Relação das equipes + Feedback das atividades

Andre Bononi Marques
1) O nascimento da Branca de Neve da Fameg - OK
2) A imagem da mulher na propaganda de cerveja - OK
3) Péssimo lugar pra estar sozinho: Grey! - OK
4) #VirouCase - "Will it blend?" da Blendtec - OK
5) Você já viajou hoje? - OK

Daiane Caroline Milnitz e Gabrielle Laiz de Oliveira
1) Reproduzir uma foto com o coração, não é tão fácil o quanto parece para Toscani - OK
2) Encom 2016 está por vir, um dos melhores encontros de Santa Catarina - OK
3) Curso de Publicidade e Propaganda, este é o nosso. Qual é o seu? - OK
4) Campanha Coca-Cola Zero no Rock in Rio - OK
5) Campanha #Spa&Health - OK

Gabrielle Preto Kohler e Marielena Villwock
1) Fotografia publicitária por trás das câmeras: da ideia à produção de um anúncio de Dia dos Namorados - OK
2) Encontro de comunicação auxiliou acadêmicos a descobrirem o seu talento - OK
3) Sentir-se Livre - Uma produção de RTV para Adidas - OK
4) Um cupido EX4GERADO, conectado a Vivo, que virou case digital - OK
5) Campanha #DescobertasQueFazemBem Ninho - OK

Grace Lara Barros Toebe e Laís Fernanda de Franca
1) Significado das cores primárias na publicidade - OK
2) Produção RTV - Spotify - Áudio - OK
3) Produção RTV - Spotify - Vídeo - OK
4) Immortal Fans - Campanha da Ogilvy Brasil - OK
5) Campanha Essência Alternativa - Loja Tihuana - OK

Joissiane Patricia Muniz da Silva e Luciana Bagatolli
1) Reprodução fotográfica: a difícil tarefa de reproduzir uma fragrância imaginária - OK
2) Mercado de atuação publicitário e o Empreendedorismo no Mundo Digital - OK
3) Divulgando o Encontro de Comunicação - Produção RTV - OK
4) Mundo Sustentável Itaú - OK
5) Lez a Lez - Outono Inverno - OK

José Lucas Vargas e Marcio Jose dos Santos
1) Como uma caixa de sapatos estragou um comercial - OK
2) O politicamente correto X criatividade - Existem alterações para serem feitas feitas me chamem para conversar.
3) Stayway - Corra muito - OK
4) ??????????????
5) ?????????????

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