05/12/2015

Campanha de alerta no trânsito

Por Suelen Camerini Bonfante e Susinara Buzzi


Pesquisas apontam que acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte no Brasil, na frente dos homicídios e até mesmo do câncer. O país está entre os 50 países no mundo onde mais se morre no trânsito, segundo dados divulgados pelo seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), conforme as estatísticas são 136 mortes por dia ou cinco por hora. E é por isso que o Deinfra – Governo do estado de Santa Catarina, vai elaborar uma estratégia de campanha que alcance todas as pessoas.



É necessário conscientizar a população para que possamos diminuir esses índices, mostrar que não é brincadeira, infelizmente são indicadores de que a violência no trânsito é estarrecedora e ninguém está livre de ser o próximo a se tornar mais um número nas estatísticas.

Faremos uma campanha de bastante impacto que choque a sociedade, sabemos que para um vídeo/imagem se tornar viral, ou seja, ter repercussão, deve ser algo que surpreenda o consumidor, um tanto inovador, devido ao fato de que ninguém se importa com o comum, se não for um comunicado de relevância, sem dúvidas passará batido.

É uma forma um tanto negativa de passar uma mensagem, que realmente se faz necessário para que se consiga retroceder os números devido as circunstâncias e proporções a que chegamos.

Nossa proposta de campanha consiste em publicar no Facebook imagens que abalem os condutores e transmitam o alerta para ajudar na prevenção de acidentes, devido a intolerância e a negligência de certos motoristas.

Ela se daria da seguinte maneira... Imagens fortes, como esse exemplo que vemos numa das fotos, em que duas garrafas, que no caso seriam de bebidas alcóolicas, como cerveja e vodka, colidindo uma com a outra, remetendo a batida de dois carros, mostrando que o álcool e a direção, não podem andar juntos.

Abaixo algumas imagens de referência:


E faríamos uma ação, no meio de uma praça de grande circulação de Santa Catarina, como a de Florianópolis. Seria colocado um suporte com botão vermelho, onde ficaria aguardando que alguém o apertasse... Quando isso acontecer, irá soar uma sirene de emergência, como a de uma ambulância, aí irá gerar tumulto, muitas pessoas (atores), virão no local, vestidos de bombeiros, com utensílios médicos, macas, andando em volta do cidadão, pessoas com câmeras de celulares na mão registrando o momento, e assim por diante. Tudo isso será uma encenação, como se fosse um acidente de trânsito, que acabara de acontecer. Essa ação irá virar um vídeo, que vai rodar no YouTube.

Vamos focar num lado bem intenso para essa campanha. A ideia é parar o que a pessoa esteja fazendo, para que ela preste atenção na mensagem, e se sensibilize com ela! Acreditamos que quanto mais este trabalho abalar o público, mais resultado ele trará, ajudando assim a sociedade a modificar esta nossa realidade, e com isso construir uma “nova forma” de trânsito, o consciente.

Período de campanha: como estamos numa época “perigosa” para o trânsito, devido as festas de final de ano, onde muitas viagens são feitas, começamos com os posts no Facebook no dia 08.12.2015 com finalização no dia 08.03.2016, pois incluirá a data do carnaval, que igualmente precisa de atenção.

Os posts serão orgânicos, a cada 3 dias, mais não é em todos que conterá imagens. Alguns serão apenas um pequeno texto de alerta com informações de estatística, locais mais perigosos, alertas de atenção conforme previsão do tempo, entre outros... Como nestes exemplos:

"Trânsito intenso na Avenida Hercílio Luz – Centro Florianópolis."

"No município Salete há deslizamento de pista.
Causa: Condições meteorológicas adversas.
Condições de tráfego: Tráfego meia pista.
Situação: Local sinalizado, sob policiamento.
Data da ocorrência: 27/12/2015 - SC 427 Km Inicial: 16,8 Km Final: 16,9."

E quanto aos posts com imagens, serão acompanhados de frases como: "Siga com seu caminho nas férias, não mude a rota por imprudência no trânsito." ou "Você muda, o trânsito muda. Uma campanha pela conscientização nas estradas."

A ação da praça será realizada no dia 11.12.2015, e depois vai para o YouTube, que terá o mesmo período de realização do Facebook, porém com a data de início de veiculação do vídeo em 15.12.2015.

Dados do vídeo:

Duração: 1 minuto
Título: “O botão da atenção”
Texto de descrição: Pesquisas apontam que acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte no Brasil. É necessário alertar a população para que possamos diminuir esses índices. Esta ação é para que você tome consciência de que o trânsito não é brincadeira. Para maiores informações acesse: http://www.deinfra.sc.gov.br/
Algumas tags: Trânsito, SC, Deinfra, Alerta, Acidentes
Link Interno

Nenhum comentário:

Postar um comentário