16/11/2015

O Spot Publicitário

Por Ediani de Souza Beda e Jefferson Rafael de Campos Cornelsen

O spot é uma peça publicitária utilizada em meios de comunicação como rádio. A sua principal função é divulgar marcas e produtos durante a programação do veículo, ou seja, durante os intervalos. Esta peça é elaborada através de efeitos sonoros e fundos musicais, que formam a composição do spot. Normalmente pode ser composta por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes).


Este formato de peça é muitas vezes confundido com o jingle, porém, ambos são diferentes.
O formato de tempo de um spot de rádio costuma ser de 15, 30, 45 ou 60 segundos. Este padrão de tempo vem perdendo espaço nas rádios online, já que neste meio não existem limites e a emissora tem mais liberdade para quebrar os padrões estabelecidos pela radiofusão.

O jingle apresenta-se também como uma mensagem publicitária, que contém um refrão simples e de curta duração, com a finalidade de ser lembrado facilmente. Com isso, o jingle é uma peça cantada, elaborada exclusivamente como música de um produto ou marca, e pode ser cantada ou falada. Quando tratamos de Brasil, o jingle também é popularmente conhecido como vinheta. Em 1932, para o programa de variedades de Ademar Casé foi criado o 1º jingle do Rádio no Brasil. Nassara um dos redatores do programa fez a composição.

”Oh, padeiro desta rua, tenha sempre na lembrança, não me traga outro pão que não seja o pão Bragança;/ Pão inimigo da fome. Fome inimiga do pão, enquanto os dois não se matam, a gente não fica na mão;/ De noite, quando me deito e faço a oração, peço com todo o respeito que nunca me falte o pão”.

Alguns Jingles que marcaram:
O primeiro – pão bragança, Eucalol (o que minha avó canta até hoje), Cera Dominó, Angel Face, Gasolina Esso, Kolynos e Melhoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário