16/11/2015

A internet virou TV

Por Ariana Bussolaro e Everton Chaves


Há poucos anos atrás, as marcas se comunicavam com seus consumidores através dos meios tradicionais de mídia que são o rádio, televisão, jornal, revista e no ponto de venda, mas com o boom da internet e o uso massivo de smartphones as pessoas estão a cada dia mais conectadas, interagindo, comentando, deixando suas opiniões e compartilhando conteúdos. Com isso, a propaganda teve que se aperfeiçoar e aprender a utilizar as plataformas on-line, que exigem cada vez mais criatividade e habilidades dos profissionais de propaganda.


Com esse crescimento os vídeos se tornaram um fenômeno com situações do dia a dia, pegadinhas, informações, vídeos de animais, clipes de música, seriados e filmes são consumidos diariamente por milhares de pessoas. Uma prova disso é o YouTube, que se tornou o segundo buscador da internet. O Facebook vendo essa ascensão também investiu e hoje tem oito bilhões de visualizações de vídeos por dia.

As plataformas Facebook, Netflix, Youtube e Vimeo estão se expandindo e a publicidade está presente com formatos variados, desde os tradicionais banners e publicidade antes dos vídeos até patrocinando series e produções exclusivas para a internet. Essas plataformas possuem altos índices de engajamento, gerando compartilhamento, interações através de elogios ou críticas em tempo quase que real.

No ENCOM 2015, na palestra do dia 17/10 o diretor de criação da Agência África de SP, Alexandre Prado, abordou essa temática, explanando sobre como a internet virou TV e a indústria publicitária teve que se adaptar além dos formatos de 15 ou 30 segundos. Hoje elas contam histórias e conseguem tocar o coração das pessoas. Campanhas em vídeos como “Retratos da Real Beleza” da marca Dove, Vivo com a música “Eduardo e Monica” e a mais recente sobre o câncer de mama “Se toca e fala” que se viralizaram pela internet sendo compartilhadas por milhares de pessoas, dando um destaque e impacto para as marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário