26/10/2015

Saiba mais sobre planos e enquadramentos de filmagem em PEP!

Por Crislainy Cavalheiro e Elton Fernandes

Olá Blogueiros, gostaríamos de compartilhar o que vivenciamos para realizar os enquadramentos de filmagens para filmes publicitários.

A ideia inicial em um tema contendo uma história lúdica aonde os animaizinhos vão à biblioteca pegar livros. Uma das dificuldades encontradas é a grande quantidade de cenas a serem gravadas para juntar a uma cena só, mantendo um contexto e alinhamento.

Podemos dizer que é uma experiência e tanto em produzir este material enquanto acadêmico, pois mostra o quão grande é nossa profissão.

Para esclarecer sobre enquadramento podemos pensar no modo em que o espectador percebe o que esta sendo mostrado, o diretor do filme deve prestar atenção de como as pessoas e coisas são filmadas de uma forma a contar uma boa história em que o contexto fique harmônico. É necessário determinar o plano que nada mais é a distancia entre o objeto e a câmera, leva-se em consideração a lente que esta sendo utilizado.


Vejam alguns exemplos de planos que podem ser utilizados:

Plano Detalhe (PD): Nada mais do que o enquadramento de pequenos detalhes em pessoas e objetos como caneta, mouse, óculos, lágrima nos olhos, suor na pele e etc.

Primeiríssimo Plano (PPP): Mostra a figura humana enquadrada dos ombros para cima. Também chamado de “Big Close-Up” ou “Big-Close”.

Primeiro Plano (PP): A figura humana é enquadrada do peito para cima. Também chamado de “Close-Up, ou “Close”.

Meio Primeiro Plano (MPP): A figura humana é enquadrada da cintura para cima.

Plano Americano (PA): A figura humana é enquadrada do peito para cima.

Plano Médio (PM): Enquadramento feito por inteiro, com um pouco de “ar” sobre a cabeça e um pouco de “chão” sob os pés.

Plano de Conjunto (PC): O plano de conjunto mostra todo o cenário a sua frente com um ângulo aberto, reconhecendo o rosto das pessoas mais próximas à câmera, também chamado de geral.

Plano Geral (PG): A câmera revela o cenário a sua frente com um ângulo visual amplo, a pessoa ocupa um espaço reduzido na tela e seu uso dá as grandes proporções para as interiores e exteriores das proporções, ou seja, “geralzão” do que esta sendo mostrado.

No trabalho proposto por nosso tutor, foram apresentados apenas os enquadramentos citados acima, mas não para por aí, o conteúdo abordado é mais extenso, porém sem muito segredo basta uma boa equipe de trabalho dispostos a criar um produto para cannes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário